Na últimas semanas, dois casos importados foram confirmados na cidade de Gavião Peixoto, além de outros dois autóctones, totalizando quatro confirmações. Ao todo, já são 13 notificações no ano, sendo dez delas em março. Quatro pessoas ainda aguardam por resultado de exame outros cinco resultados deram negativo.
“Precisamos conscientizar nossa população da importância de eliminar os criadouros de dengue dentro de casa”, disse Suzana João, coordenadora do Controle de Endemias.
O Controle de Endemias realiza mutirões semanais, aos sábados, para recolher materiais inservíveis nas casas dos moradores de Gavião Peixoto e também nos acostamentos das rodovias que passam pelo município.
No último sábado, 321 residências foram visitadas pela equipe de Endemias outras 36 casas estavam fechadas. Neste mutirão foi recolhido um caminhão de materiais inservíveis das residências.
“Gavião Peixoto possui um excelente esquema de coletiva seletiva. A população precisa cooperar para que não sejamos atingidos por uma onda de dengue. Pedimos para que as pessoas separem os materiais que estão nos seus quintais e deixem para a coleta. Só assim teremos a chance de conter o avanço da dengue no município”, explicou Suzana.
A coordenadora do Controle de Endemias da Gavião Peixoto também informou que já iniciou uma campanha de alerta aos estudantes que viajam para Araraquara durante a semana, nos ônibus da prefeitura.
“Estamos conversando para alertar os estudantes. Essa conversa é dentro dos ônibus que os transportam para escolas e universidades de Araraquara. Queremos que eles tenham consciência que a dengue também é grave e pode matar”, disse Suzana.
Araraquara já possui mais de mil casos confirmados de dengue, em apenas três meses. Três mortes por causa da doença já foram relatadas no município vizinho.