A cidade de Taquaritinga – localizada a quase 65 quilômetros de Araraquara -, investiga três mortes por dengue nos primeiros dois meses de 2023. O número de notificações disparou neste início de ano e mais de 1,8 mil pessoas contraíram a doença, enquanto 55 casos são suspeitos.
Dados do Departamento Municipal de Controle de Vetores (DECONV), revelaram que em comparação com os registros de 2022 – quando 460 pessoas contraíram dengue -, houve um aumento de 297% nos primeiros dois meses de 2023 – 1.380 casos até esta quinta-feira (16).
VEJA TAMBÉM
Larva que ajuda decompor plástico é estudada pela Unesp Araraquara
Professor é acusado de tocar as costas e cintura de aluna em Américo
Além das confirmações, o município encaminhou para a Diretoria Regional de Saúde (DRS III) amostras de três pessoas, com comorbidades, que morreram após contraírem a doença. Duas mortes ocorreram em janeiro, enquanto a terceira foi registrada no início de fevereiro.
Ao acidade on, o responsável pelo setor, Fabrício Araújo, explicou que o município vem realizando visita nas residências e reforçando os mutirões de limpeza, porém, cobrou mais colaboração da população para que se evite criadouros nas casas e a proliferação do mosquito.
“População também acabou ficando um pouco relapsa e deixou de cuidar. As vezes visitamos a casa e encontramos o criadouro, porque a população não está consciente em relação a isso. A pandemia parece ter feito as pessoas esquecerem o que é dengue”, alertou Araújo.
Para reforçar o atendimento de pessoas com sintomas de dengue, Taquaritinga instalou dois Polos de Atendimento, sendo um na Unidade de Saúde da Família (USF) “Névio Ozzetti”, no bairro Martinelli, e outro na Unidade Básica de Saúde (UBS) “Aiko Nakashima”, no Jardim São Sebastião.
Segundo informado pela administração municipal, os locais contam com consultórios e sala de hidratação para atender moradores de todos os bairros do entorno que apresentarem sintomas de dengue. O atendimento nos locais ocorre de segunda a sexta-feira, das 7 às 15h30.
A recomendação é para as pessoas buscarem atendimento médico se estiverem com sintomas de dengue. Os mais comuns é febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo, além de náuseas e vômitos. Em casos mais graves, pode haver dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e hemorragia, demandando rápido atendimento médico.
LEIA TAMBÉM
Brasil teve mais mortes do que nascimento em 2021 de acordo com balanço