ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Uniara e Receita abrem Núcleo de Apoio Fiscal para atendimento gratuito

Um posto montado no Shopping Jaraguá ajudará a fazer o imposto de renda

| ACidadeON/Araraquara

Receita Federal
 
A Universidade de Araraquara (Uniara) e a Receita Federal, em parceria com o Shopping Jaraguá, inauguram nesta terça-feira (17), às 19h30, o Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil NAF. O espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, no shopping.

De acordo com o coordenador do Núcleo, Ricardo Bonotto, neste mês será realizado um mutirão para auxiliar a comunidade com a declaração do Imposto de Renda IR, mas que a partir de maio, serão ofertados mais serviços, como "orientação e elaboração do E-social para empregador doméstico, Pesquisa de Situação Fiscal, orientação e preenchimento de formulário do Microempreendedor Individual MEI, Isenções Fiscais Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e para pessoas portadoras de necessidades especiais e Regras de Bagagem etc.".

Ele conta que o NAF "prestará serviços de assistência contábil gratuitos à população por meio dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Ciências Econômicas da Uniara, que serão treinados e credenciados pela própria Receita". "Os serviços oferecidos pelo Núcleo representam um projeto de extensão à comunidade, direcionado, principalmente, a pessoas de baixa renda, que poderão se beneficiar desses atendimentos sem custos", relata.

"Trata-se de um projeto inovador em que a Uniara estará inserida junto à comunidade, em um dos principais centros de comércio da região, possibilitando à universidade a prestação de serviços gratuitos à população, bem como a interação entre alunos e professores dos cursos de Administração, Contabilidade e Economia com o público em geral", afirma Bonotto.

O chefe do departamento de Ciências da Administração e Tecnologia CAT da Uniara, Eduardo Rois Morales Alves, declara que "a parceria com a Receita é de suma importância para a universidade, na medida em que alcança dois objetivos: o primeiro, pedagógico, possibilita aos alunos envolvidos no projeto uma complementação do aprendizado sobre a área fiscal". "No segundo, nós, como instituição de ensino, temos a missão de prestar serviços e, nesse contexto, a instalação do NAF possibilitará isso, sobretudo para as camadas da população que têm mais dificuldades de acesso à informação", ressalta.

Veja também