Chefe de cozinha conta como superou as drogas e conseguiu se reinventar

Ronaldo Pereira da Silva ganhou prêmios e hoje é destaque em toda a região

    • ACidadeON/Araraquara
    • Da reportagem

Chefe de cozinha Ronaldo
 
Sacudir a poeira e dar a volta por cima! Após 17 anos de uma vida não vivida por conta do embarque no mundo das drogas, a frase da canção popular tornou-se o único caminho possível para Ronaldo Pereira da Silva, de 45 anos, hoje conhecido em Araraquara e Região como Ronaldo chef.

Há nove anos "limpo", sem usar qualquer tipo de droga, Ronaldo festeja a agenda profissional lotada, com eventos que vão de churrascos informais a jantares empresariais; a família junta e unida; e o resgate da cidadania. Mas para chegar até aqui, foi preciso muita determinação para tirar, pular e driblar as tantas "pedras" do caminho.

Casado e pai de dois filhos, o agora cozinheiro respeitado, que tem prazer em fazer comida para todos, amargou muitos dias de fome, de frio, de riscos de morte. Dos goles de cerveja, ainda na adolescência, aos cachimbos de crack, Ronaldo vivenciou o que ele mesmo chama de "o pior dos mundos" e sobreviveu graças a um lampejo que o fez agarrar a boia que um dia lhe ofereceram: a internação de seis meses numa clínica especializada em tratamento de dependentes químicos.

De microempresário bem-sucedido em Guarulhos à casa de recuperação em São Carlos. De uma vida confortável ao uso de chinelos quebrados pegos no lixo e fixados com prego. De uma equipe própria de funcionários à dependência da compaixão de estranhos. De uma família simples, mas feliz, ao amargor da consciência de fazer pai, mãe, irmãos, esposa e filhos sofrer. Um pedaço bastante estreito do caminho, mas que, felizmente, Ronaldo conseguiu atravessar, deixar para trás e inaugurar um novo tempo de vida.

Recentemente premiado num programa gastronômico de uma emissora de televisão, Ronaldo Pereira da Silva protagoniza uma história de alento para quem ainda sofre com a escravidão das drogas e prova que, sim, é possível sacudir esses "pós" todos, dar a volta em si mesmo e novamente levantar-se para uma existência com dignidade, alegria, realização e felicidade.

Ronaldo é personagem do programa Nossa Gente da Secretaria de Comunicação da Prefeitura e em um vídeo, conta um pouco mais sobre sua trajetória e como conseguiu se reinventar em meio ao caos.  

Veja o vídeo: 




0 Comentário(s)