Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Provador virtual permite experimentar roupas sem sair de casa

Modelo chega para garantir mais comodidade e segurança aos consumidores

| ACidadeON/Araraquara

 
ESPECIAL- Inovar para Crescer (Por Fernanda Manécolo)  
 
Essa matéria tem a garantia de apuração do portal ACidadeON. Diga não às fake news!
 
Comprar pela internet é um caminho definitivamente sem volta para uma série de segmentos. Se na era dos eletrônicos a vida já é assim, o vestuário pode seguir para o mesmo caminho. A comodidade aliada aos preços muitas vezes mais em conta que nas lojas físicas- levaram os consumidores para um universo infinito de lojas e produtos. Mas, daí vem um impasse! Sem estar fisicamente no local outro prazer é deixado de lado: o fato de experimentar o modelito e saber se combina ou não com você.

Ver como a roupa fica no corpo ou ainda qual os resultados de determinadas combinações são, muitas vezes, fundamentais para quem deseja comprar uma roupa nova. E foi pensando nisso que a empresa JN Moura um software house de Araraquara resolveu investir e lançar no mercado o Provador Virtual. O produto nada mais é que uma ferramenta disponível para ser instalada em qualquer e-commerce, que permite ao consumidor a prova do produto antes de realizar a compra. O sistema ainda não foi distribuído ao mercado.

Em um primeiro momento, o cliente vai montar uma espécie de avatar (boneco com aparência similar de uma pessoa) com suas atribuições físicas em um modelo básico.   

Provador virtual criado em Araraquara já é realidade no mercado da moda (Fotos: Amanda Rocha)
O consumidor entra, escolhe a peça desejada e clica em provar. A partir daí, basta verificar as combinações. Esse ainda é um sistema simples. A ideia é incluir mesmo o sistema 3D. Nele, o cliente poderá experimentar as roupas na sua cópia virtual. A solução promete ajudar os clientes a não levarem para casa roupas erradas. Trata-se de garantir que as avaliações dos consumidores sejam as melhores possíveis diante da loja virtual, garante Daniela.

"Este produto surgiu da necessidade que as lojas virtuais têm de atender toda a expectativa de compra do cliente. A prova da roupa que será comprada é algo essencial, além do que evita um problema recorrente que é a troca porque a pessoa não gostou do item", diz Daniela Maísa de Mendonça, gerente do projeto. E o negócio tem potencial. Pesquisas mostram que em média, 35% dos clientes que visitam um e-commerce estão determinados a comprar roupas online, mas abandonam o carrinho por receio de escolherem o tamanho errado.

"A expectativa é que o cliente fique mais confiante ao realizar suas compras com ajuda do Provador Virtual e, com isso, possa escolher mais produtos, aumentando o ticket médio de suas compras", avalia. A aplicação da ferramenta deve ser adaptada conforme o cliente. Seu custo também deve variar de acordo com pacote escolhido pelo comprador, mas a utilização promete ser simples. Para os desenvolvedores, além de facilitar as vendas, o sistema deixa a navegabilidade no e-commerce mais positiva e divertida.  
 
Veja o vídeo: 
 


Veja também