Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Lei que amplia repouso para funcionárias públicas que sofrem aborto é sancionada

Outros projetos passaram pela sanção do prefeito Edinho Silva

| ACidadeON/Araraquara

Edinho sanciona leis de vereadores de Araraquara
Cinco projetos de lei aprovados pela Câmara Municipal foram sancionados pelo prefeito Edinho na tarde da última sexta-feira (29), em solenidade na Prefeitura.

O primeiro, projeto de autoria da Prefeitura, mas indicado pela vereadora Juliana Damus (Progressistas), estende o repouso remunerado das empregadas públicas da administração direta e indireta que sofrem aborto não criminoso. A licença poderá ser de 30 dias. "Não cabe ao Legislativo apresentar esse projeto, mas o prefeito Edinho teve sensibilidade e enviou. A CLT prevê 15 dias, mas, agora, essas mulheres terão a possibilidade de solicitar esse benefício por mais 30 dias. Nossa palavra é de agradecimento", afirmou Juliana.

Outro projeto sancionado foi da vereadora Thainara Faria (PT) e institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara o Dia do Administrador Público, a ser comemorado anualmente no dia 5 de julho. Nesse dia, serão homenageados profissionais do município que se destacaram em suas funções.  

"A ideia é homenagear os administradores públicos e foi sugerida pelo CAAP [Centro Acadêmico de Administração Pública], que tem feito um trabalho muito importante. A profissão do administrador público é essencial para o município", destacou Thainara.

O vereador Cabo Magal Verri (MDB) teve três projetos sancionados. Um deles denomina Praça Cristhian Abud de Camargo a área verde na confluência da Avenida Gumercindo Siqueira, Rua Luiz Saska e Rua Doutor Clemente Ferreira, no Jardim Bounganville. Cristhian era engenheiro agrônomo e morreu em um acidente de carro em 2017, aos 23 anos de idade.

Outra propositura denomina Praça Adail Pinto Mendes Filho a área verde localizada na confluência da Avenida Gumercindo Siqueira, Rua Doutor Emílio Ribas e Rua Doutor Clemente Ferreira, também no Jardim Bounganville. O homenageado nasceu em Araraquara e, durante mais de 30 anos, foi responsável por inúmeros empreendimentos em diferentes cidades brasileiras.

O terceiro projeto de Magal Verri dá o nome de Affonso Passos para a via pública conhecida como Avenida 07, na Chácara Flora. Affonso trabalhou nos segmentos de educação, agropecuária, hotelaria, gráfica e serviço póstumo, implantando em Araraquara o Cemitério Parque dos Lírios, em 1978 (uma inovação naquela época).
"Todos os homenageados foram importantes para a história da cidade. Obrigado a todos os familiares presentes e ao prefeito pela parceria", destacou Magal.

Edinho enalteceu os projetos de lei sancionados. "É uma solenidade simples, mas carregada de muita simbologia, pois garante direitos, homenageia uma profissão essencial e valoriza a nossa história. É uma manhã muito especial", disse o prefeito.



Veja também