ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Marcelo Barbieri lança livro com sua trajetória

Biografia escrita pela jornalista Fernanda Stella Cavicchia será lançada em Brasília

| ACidadeON/Araraquara

Biografia de Marcelo Barbieri é lançada
 
A biografia de Marcelo Barbieri será lançada nesta quarta-feira (04), às 16 horas, no Salão Nobre da Câmara Federal, em Brasília (DF). O livro "Marcelo Barbieri: lutas e conquistas na política brasileira", escrito pela jornalista Fernanda Stella Cavicchia, descreve os mais de 40 anos de atuação pública do ex-prefeito de Araraquara, hoje subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República.  

Ao contar a trajetória política de Marcelo Barbieri, a obra reconstrói o processo de redemocratização do Brasil e a participação do movimento estudantil no combate à ditadura militar. Relata, também, a formação e o desenvolvimento do maior partido do país: o MDB, além de abordar as atividades do Congresso Nacional durante os 14 anos de atuação do biografado como deputado federal. Tendo como um dos cenários o município de Araraquara, a biografia apresenta, ainda, a vida e o progresso do interior paulista, a partir das conquistas políticas e econômicas da cidade.
 
O livro fala sobre o histórico Congresso de Reconstrução da UNE (União Nacional dos Estudantes), realizado em Salvador (BA) em 1979, do qual Marcelo Barbieri foi um dos organizadores. Ele engajou-se na militância estudantil em 1975, após o assassinato do jornalista Vladimir Herzog. Em 1977, foi eleito presidente do Centro Acadêmico da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e, em 1978, participou da refundação da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE). Foi designado membro da comissão pró-UNE e eleito vice-presidente nacional da entidade em 1979. O livro também conta a atuação do político em movimentos de esquerda e as três prisões no Departamento de Ordem Política e Social (Dops).
 
Após revelar as batalhas de Marcelo Barbieri como estudante, o livro retrata o início de sua atuação pública com a eleição para deputado federal em 1990. Nos 14 anos em que ficou na Câmara dos Deputados, Marcelo participou de importantes Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), como a do PC Farias, além de ter sido relator do Orçamento da União e presidente das comissões de Minas e Energia e de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.
 
A obra traz, ainda, as tentativas de eleição para a Prefeitura de Araraquara, a vitória em 2008 e a reeleição em 2012.  

De acordo com a executiva municipal do MDB, o livro também será lançado em Araraquara e em São Paulo, onde Marcelo atua como vice-presidente da Associação Paulista de Municípios (APM). As datas, no entanto, ainda não foram definidas.



Veja também