Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Incêndio toma conta de área de reserva ambiental no Monte Alegre

Local é ao lado da área onde moravam famílias de sem-terra que foram desalojadas há 15 dias

| ACidadeON/Araraquara

 
Uma área de aproximadamente 10 hectares na reserva legal do assentamento Monte Alegre, divisa entre Araraquara e Matão, pegou fogo na tarde da última terça-feira (03).  

O local é ao lado do espaço antes ocupado por famílias de sem-terra, no acampamento Novo Horizonte, que foi desalojado há 15 dias.

Ainda não se sabe como o fogo começou. Segundo a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) era por volta das 17 horas quando o Corpo de Bombeiros foi acionado, mas por estar em outra ocorrência grande em Araraquara, caminhões de uma usina da região ficaram a cargo de apagar o incêndio.

O Itesp diz ainda que fará um Boletim de Ocorrência e tomará as medidas cabíveis legais.  

A área que pegou fogo estava sendo reflorestada há cerca de quatro anos e segundo o Itesp com árvores de altura entre 2 a 6 metros. Agora, o trabalho de reflorestamento será retomado neste espaço e no antes ocupado pelas famílias. "O trabalho de reflorestamento em andamento foi interrompido com a ocupação da Reserva Legal pelas famílias, cujo cronograma de atividades será retomado após a realização de vistoria técnica da área", diz o Itesp em nota.  

Entenda
Cerca de 270 famílias do acampamento Novo Horizonte ocupavam uma área destinada a reserva ambiental do assentamento Monte Alegre há três anos. Lá plantavam e criavam animais. Por ordem do Estado, estas famílias foram desalojadas e a área deve ser reflorestada. Algumas pessoas desabrigadas, que não tem para onde ir, estão acampadas em uma área, ao lado dos trilhos, no Distrito de Bueno de Andrada. Eles lutam pela reforma agraria e pedem um pedaço de terra para sobreviver.

QUER CONTINUAR LENDO ESTE CONTEÚDO E MUITOS OUTROS? FAÇA SEU LOGIN OU CADASTRE-SE

Informe seu e-mail e senha cadastrados para ter acesso a todo conteúdo do site:

ainda não tem cadastro?
QUER LER ESSE CONTEÚDO? CADASTRE-SE

Informe seu Nome, E-mail e senha para se cadastrar no Acidade ON

Quero ser informado sobre promoções e ofertas do Acidade ON e seus parceiros
Aceito os Termos de Uso do Acidade ON

Veja também