ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Acampamento Novo Horizonte sofre com as chuvas

Cerca de 80 famílias estão alojadas em um terreno em Bueno de Andrada

| ACidadeON/Araraquara

 
Os ventos e a chuvas dos últimos dias destruíram parte do acampamento Novo Horizonte, que está às margens dos trilhos, no Distrito o de Bueno de Andrada. Mesmo assim, as cerca de 80 famílias que lá estão seguem dormindo em barracas improvisadas e dentro de veículos esperando uma área para ocupar e produzir.  

Eles pedem terra. O acampamento Novo Horizonte é um movimento social que busca a reforma agrária. As famílias estavam irregulares no Assentamento Monte Alegre e foram despejados em junho, pois a área que ocupavam era de reserva ambiental.  

As famílias que estão em Bueno alegam que não tem para onde ir, mas não querem sair do local para qualquer lugar que não seja o campo. "Queremos uma terra para plantar e colher, não queremos morar na cidade, porque somos trabalhadores do campo e sabemos viver da terra", diz um dos acampados do Novo Horizonte.  

"Nos últimos dias a situação ficou muito complicada aqui, pois a chuva colocou todo o acampamento em alerta, mas seguimos firme no nosso propósito", afirma Aguinaldo, outro sem-terra que está no local.