Aguarde...

cotidiano

CEU das Artes inaugura Centro de Cultura Digital "Jonatas Luis Amadeu Martins"

Nome é em homenagem a jovem que morreu em acidente; serão oferecidos cursos e oficinas livres na área da tecnologia da informação para jovens e adultos

| ACidadeON/Araraquara

 

Centro Cultural "Jonatas Luis Amadeu Martins" será inaugurado nesta quarta-feira (05) (Divulgação)

 O Centro de Cultura Digital "Jonatas Luis Amadeu Martins" será inaugurado nesta quarta-feira (5), no Centro de Esportes e Artes Unificados "Vereadora Leopoldina Toledo do Amaral" CEU das Artes, no Jardim Indaiá. A iniciativa é da Coordenadoria do Trabalho e Economia Criativa e Solidária, órgão vinculado à Secretaria Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico. 

O projeto do Centro de Cultura Digital faz parte da reestruturação do telecentro com 10 computadores já instalados no CEU e da transformação do seu potencial em um espaço que possa promover a inclusão digital e o desenvolvimento local da comunidade atendida, criando oportunidades de geração de trabalho e renda através da oferta de cursos, oficinas, equipamentos, softwares.  

"Será oferecida uma programação ampla de cursos e oficinas livres na área da tecnologia da informação, acesso gratuito à rede de internet, softwares e equipamentos de tecnologia de ponta, além de atividades socioculturais, entre outras que possam promover o desenvolvimento de ideias e projetos e estimular o empreendedorismo, a geração de renda e fomento de uma cultura digital", explica   

Camila Capacle Paiva, coordenadora executiva do Trabalho e Economia Criativa e Solidária. "O público alvo são jovens e adultos que buscam uma oportunidade profissional no mundo digital, mas o Centro Digital também terá uma programação especial de cursos voltada a crianças e idosos", destaca ela. 

O homenageado  

Por iniciativa da vereadora Thainara Faria (PT), o Centro de Cultura Digital será denominado Jonatas Luis Amadeu Martins, jovem que faleceu no dia 14 de maio de 2010, em decorrência de um acidente de motocicleta. O filho de Jonas Martins Junior e Adriana Aparecida Damásio Martins nasceu em Araraquara, no dia 19 de junho de 1991, estudou na EE Antônio Lourenço Corrêa, seguindo para o ensino médio na Escola Estadual João Manoel do Amaral. Terminou o segundo grau na Escola Estadual Bento de Abreu EEBA.
Na adolescência, adorava manter-se conectado com os amigos, gostava de ouvir música e seu estilo favorito era o reggae.  

Segundo a autora da homenagem, a denominação do Centro de Cultura Digital se deve ao fato de ser tratar de um local que oferecerá cursos e atividades à população do bairro, preferencialmente à população jovem, assim como Jonatas.  

Atualmente, na área de esportes o CEU oferece aulas de handball, skate, futebol de salão, xadrez, dama, caratê, capoeira e ginástica. Na área cultural, artesanato, breaking, balé, canto adulto, canto infantil, dança de salão, youtuber para celular, teatro e violão são algumas das atividades que integram as Oficinas Culturais e são disponíveis para todas as idades.  

Os cursos em vigência hoje somam cerca de 200 alunos matriculados, sendo 33 alunos no curso de Informática.

CURSOS JÁ PROGRAMADOS


Para crianças e idosos início em setembro

- "Ensinando programação para crianças" de 11 a 13 anos setembro, às quartas-feiras, oferecido pelo IFSP - Instituto Federal de São Paulo/Araraquara.

- Oficinas de Xadrez e Damas setembro, às terças e quintas-feiras oferecidas pelas Oficinas de Esportes da Prefeitura.

- Inclusão digital para idosos, início 24 de setembro, às segundas-feiras.

Para jovens e adultos - início em outubro 

Inscrições a partir do dia 10 de setembro no CRAS (quesitos serão definidos)
- Curso de programação WEB para jovens - 2 turmas de 10 vagas cada
- Oficina de audiovisual (imagem e som) - 1 turma com 10 vagas

Mais do ACidade ON