Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Decolagem de Airbus "no limite" chama atenção em Viracopos

Vídeo que mostra manobra arriscada viralizou; aeronave foi a mesma que levou a seleção brasileira para a Rússia

| ACidadeON Campinas

Avião foi o mesmo que levou a seleção brasileira para a Rússia (Reprodução/Youtube) 

A decolagem de um Airbus A340-300 que utilizou quase toda a pista do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, viralizou na internet nesta semana. A manobra foi realizada no último domingo (9) e registrada por um "spotter" (observador de aeronaves) no Youtube.

O vídeo mostra que a aeronave levantou voo a poucos metros da cabeceira da pista de Viracopos, passando bem próximo da rodovia Santos Dumont.

A aeronave pertence à empresa AirX Charter e foi exatamente a mesma que levou a seleção brasileira para a Rússia, para a disputa da Copa do Mundo. Diferente do que pode parecer, a aeronave decolou vazia, segundo o Aeroporto de Viracopos. Ela foi levada até Calgary, no Canadá.

A pista de Viracopos tem 3.240 metros, suficientes para comportar grandes cargueiros como o Antonov. Ainda assim, a pista é somente a sexta maior do país - perde para os aeroportos do Galeão (Rio de Janeiro), Guarulhos, Recife, Brasília e Petrolina.  


LUXO

O Airbus A340-300 é avaliado de US$ 250 milhões. Além das confortáveis poltronas individuais, a cabine tem amplos sofás revestidos com couro. A versão de linha aérea comporta cerca de 280 passageiros. Na configuração VIP, todas as poltronas são de primeira classe.

Com quatro grandes turbinas, o avião de origem francesa concorre com o Air Force One, fabricado pela americana Boeing para transportar o presidente dos Estados Unidos. Tanto que um modelo similar é usado pela chanceler alemã Angela Merkel. O ditador líbio assassinado Muamar Kadafi chegou a ter um, comprado de um príncipe saudita.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Veja também