Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Seca ajuda na proliferação de 'mosquitinhos' em Araraquara

Todas as regiões da cidade estão com infestações e não há o que fazer para espantá-los

| ACidadeON/Araraquara

Proliferação de mosquitinho em Araraquara
Eles chegam no final da tarde e tomam conta das residências. Irritam e viraram assunto nas redes sociais por estarem em toda parte, em várias regiões de Araraquara. São os famosos mosquitinhos de calor, também conhecidos como mosca lambe-olhos, mosca de fruta ou ainda chamados popularmente de mosquito cheira bunda de cachorro.

Segundo o biólogo Adalberto Cunha, estes mosquitos são comuns nesta época do ano, período de seca constante. "Eles se proliferam na terra e sem a chuva suficiente entram nas residências", explica.

Cunha conta que todas as regiões da cidade estão com infestações e isso deve seguir até quando as chuvas chegarem "de fato". "É preciso chover para que acabe com a proliferação", diz ele.

Não há medidas extremas a serem tomadas para impedir que estes mosquitinhos se instalem, mas existem jeitos de tentar afastá-los. É recomendado passar repelente e usar telas específicas nas janelas. Venenos aerossóis não são eficientes. "O que pode funcionar são aromatizantes ou ainda velas de citronelas, por exemplo. Outra dica é ventilação. Com vento, os mosquitinhos não se instalam", diz Cunha.

Veja também