Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Pacientes com incontinência urinária podem retirar fraldas gratuitamente em Araraquara

Para ter direito ao benefício é necessário apresentar um relatório clínico emitido por médico da rede básica de saúde

| ACidadeON/Araraquara

Fraldas devem ser distribuídas pelas unidades de saúde
Pacientes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que precisam de fraldas e atendem aos critérios da Secretaria de Saúde, em Araraquara (SP), poderão fazer o pedido do produto de graça nos postos a partir desta semana.

Para ter direito ao benefício é necessário apresentar um relatório clínico emitido por médico da rede básica de saúde - comprovando ter incontinência urinária ou fecal- , levar comprovante de residência de Araraquara e o paciente ter mais de 3 anos de idade.

Além disso, o paciente deve ser reavaliado a cada seis meses e é permitida, no máximo, a entrega de 120 unidades por mês. Caso o produto deixe de ser retirado por mais de 60 dias, o benefício será cortado.

Processos judiciais
Segundo a Secretaria de Saúde, o crescente número de decisões judiciais obrigando a Prefeitura a realizar a distribuição de fraldas foi uma das motivações para oferecer o produto gratuitamente nas unidades.

Por determinação judicial, a administração entrega cerca de 30 mil fraldas por mês. Até o fim de julho, eram 200 ações na Justiça. A distribuição via decisão judicial continua a ser feita normalmente.