Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

13º Batalhão da PM homenageia veteranos e restaura viatura antiga

Cerimônia foi realizada na manhã desta quarta-feira (14) e contou com a presença de dezenas de policiais da ativa e também da reserva

| ACidadeON/Araraquara

  

"A Polícia Militar traça sua conduta e busca melhorar sempre ouvindo a sociedade, os especialistas, a imprensa e inúmeros outros setores, mas seria impossível chegar aqui sem o legado dos que vieram antes de nós". Com essas palavras o tenente-coronel Adalberto José Ferreira definiu a importância da homenagem feita pelo 13º Batalhão da Polícia Militar, de Araraquara, aos veteranos que já fizeram parte da corporação e que atuaram na cidade.  

O evento ocorreu na manhã desta quarta-feira (14), na sede do Batalhão, que fica na Vila Ferroviária. Dezenas de policiais, da ativa e da reserva, compareceram ao ato, assim como alguns vereadores e o prefeito Edinho Silva.  

A grande surpresa para os homenageados foi a apresentação de uma viatura VW Fusca 1974, que foi utilizado pela Polícia Militar por muitos anos e ganhou o apelido de "baratinha". Com a ajuda de algumas empresas o automóvel foi completamente restaurado com pintura característica, sirene, luz e até o telefone de emergência da corporação que na época atendia pelo 227-2727 e não pelo popular 190, como hoje.  

Mais velho

O sub-tenente Antônio Gabriel Felix era o mais velho dos veteranos presentes no evento. Com 90 anos completados em setembro ele ficou mais de 30 na corporação, entrou em 1940, ainda na Força Pública do Estado de São Paulo, que em 1946 virou Polícia Militar. Passou por várias cidades e encerrou a carreira em Araraquara, na década de 70. "Essa instituição é tudo para mim. Antes ela era mais respeitada, mas ainda é gloriosa", conta ele.  

Monumento
O VW Fusca da PM desfilou pelas ruas da região central de Araraquara e chamou muita atenção por onde passou. Com ele um outro Fusca, que pertence a Polícia Rodoviária e mais alguns veículos antigos também fizeram parte do ato que passou principalmente pelas Ruas Nove de Julho (Rua 2) e Gonçalves Dias (Rua Um).  

O carro ficará exposto em frente a sede do 13º Batalhão como um monumento aos policiais que serviram à cidade e região no passado. A área em que o carro está é toda feita em madeira e a construção feita pelos próprios policiais, inclusive o tenente-coronel, Adalberto José Ferreira. "Eles fizeram e ajudaram a construir nossa história então nós apenas retribuímos um pouco do que também recebemos", concluiu o comandante.  

Viatura antiga, chamada de "Baratinha", ficará exposta nem frente ao 13º Batalhão da Polícia Militar de Araraquara


Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook