Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Rincão contrata médico plantonista para cobrir falta de profissionais

Pelo menos 250 consultas deixaram de ser feitas com a saída dos cubanos da cidade

| ACidadeON/Araraquara

Atendimento médico em Rincão (Foto: Reprodução EPTV)
A Prefeitura de Rincão contratou um médico plantonista para cobrir a falta de dois médicos cubanos que atendiam no centro de saúde, mas deixaram a cidade e voltaram para Cuba após o País cancelar o acordo que tinha com o Brasil. Pelo menos 250 consultas deixaram de ser feitas com a saída deles.  

O atendimento na cidade é feito por quatro médicos concursados e quatro contratados. A falta dos dois médicos cubanos prejudicou o andamento das consultas.  

"Eles atendiam em torno de 48 consultas por dia e nos tivemos que correr para minimizar a situação e atender os pacientes", disse o secretário de Saúde, Francisco Vacis Filho.  

O médico plantonista atende por 8 horas um dia na semana. Mas segundo Vacis Filho, o gasto extra, de R$ 800 para 8 horas por dia uma vez por semana, poderia ter sido investido na saúde.  

"Esse recurso poderia ser alocado para pagar exames de ressonância magnética e tomografia que é o gargalo na atenção básica do SUS", disse.  

Duas vagas
Dois médicos se inscreveram no edital do Mais Médicos, mas um foi desabilitado por incompatibilidade com a carga horária. O outro profissional vai começar a trabalhar na segunda-feira (10). "Com essa médica a gente já começa a ter uma normalidade", afirmou o secretário.


Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook