Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Recém-nascido ganha colo e eleva humanização do parto na Gota de Leite

95% dos 230 partos mensais da maternidade entram no projeto 'Pele a Pele'

| ACidadeON/Araraquara

Contato pele a pele é estrategia para humanização de partos (Fotos: Amanda Rocha)
 
Nascer e estar em contato direto com a mãe. Antes mesmo de cortar o cordão umbilical, o bebê recebe uma dose de leite materno e muito carinho da família. Estas são algumas medidas do projeto "Pele a pele" que está sendo implantado na Maternidade Gota de Leite há mais de um ano e faz parte das diretrizes preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), através da rede Cegonha para os partos humanizados.  

"Se o bebê nasce bem, sem nenhuma intercorrência, ele fica no colo da mãe, recebendo afeto, leite materno e o cordão só é cortado quando para de pulsar. É bonito de ver, melhora o estresse, a dor, entre tantos outros benefícios", diz a média Elaine Brandão, da UTI Neonatal da Fungota.
 
"A ideia é aumentar o vínculo entre mãe e filho, estimular a amamentação, tranquilizar o bebê e claro, que o método traz também benefícios para a saúde, pois reduz as infecções, controla a temperatura do corpo. É uma maneira bastante eficaz", acrescenta a médica.  

Atualmente 95% dos 232 partos feitos mensalmente no local já passam por este projeto e o resultado está sendo bem satisfatório.  

A diretora técnica da Fungota Emanuelle Laurentti, explica que poucos bebês não podem participar deste processo que traz tantos benefícios. "Este contato imediato melhora ainda a estabilidade cardiorrespiratória do bebê", diz ela.    
Mãe e bebê criam vínculos com o contato imediato 
A jovem Tainá Caroline Rosa, de 20 anos teve Cauã, seu segundo filho e logo que o bebê nasceu já o pegou em seus braços e conseguiu amamentá-lo. "É um momento indescritível, estou muito feliz". 

O projeto "Pele a pele" foi adota pela maternidade e faz parte da humanização do parto e hoje atende tanto partos normais quanto cesárias realizadas na Gota de Leite.  

Veja vídeo:  



Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON