Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Cobrança de Área Azul em ruas do Centro será ampliada

Previsão é de que até o fim do mês sejam criadas 80 vagas de Área Azul em novo quadrado central

| ACidadeON/Araraquara

Área de cobrança será ampliada até o fim deste mês. (Foto: Amanda Rocha/ACidadeON)

A área de cobrança por estacionamento no Centro de Araraquara será ampliada. Quem está acostumado a estacionar pelo entorno da Avenida Bandeirantes até a Avenida São Geraldo - entre as Ruas São Bento e Gonçalves Dias -, deve ficar atento, pois até o fim deste mês, a ruas passam a contar com a cobrança de Área Azul.  

Ao ACidadeON, o coordenador de Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, confirmou o planejamento no local e disse que está em fase final de implementação de três parquímetros, além da sinalização necessária para início da cobrança. Segundo ele, a demanda foi apresentada pelos vereadores Paulo Landim (PT) e Juliana Damus (PP), após serem procurados por comerciantes.  

"Nós recebemos essas informações, principalmente dos vereadores da Câmara Municipal, representando os comerciantes daquela região, da Rua São Bento, da Avenida Mauá e também da Avenida Bandeirantes. Eles estavam sem vagas para os clientes estacionar, então fizemos um estudo junto ao pessoal da Hora Park e a ampla maioria quer implementar", explica.  

A Prefeitura já publicou o decreto normatizando a cobrança e estão sendo instaladas as bases para os parquímetros. Ao todo, segundo Carneiro, serão três novos equipamentos na região para atender 80 novas vagas de estacionamento. Além delas, serão quatro vagas para idosos, quatro para pessoas com deficiência e quatro a cinco áreas brancas - onde pode estacionar por 15 minutos com o pisca acionado.  

"Depois de uma pesquisa feita de comércio em comércio vamos ampliar o estacionamento rotativo, até porque os clientes não tem lugar onde parar ali naquela região, as pessoas tem uma certa dificuldade", afirma.   

Cobrança de Área Azul na Rua Gonçalves Dias será ampliada. (Foto: Amanda Rocha/ACidadeON)

A expectativa é de que até o fim do mês seja iniciada a cobrança no local. Segundo Carneiro, em um primeiro momento, nos primeiros 15 dias, será feita uma ação de educação dos condutores e passado este período serão aplicadas as multas para quem desrespeitar o estacionamento rotativo.  

"A expectativa é de que até o fim deste mês a gente consiga já operar. Naturalmente que quando iniciar a cobrança vamos trabalhar nos primeiros quinze dias só em educação para depois fazer um processo de fiscalização, lembrando que este foi um pedido dos próprios comerciantes da região".  

Multas
Questionado sobre o número de multas aplicadas no município através da Área Azul nos últimos doze meses, o coordenador de Mobilidade Urbana disse que a média fica entre 900 e 1.100 ao mês. "Temos um sistema pioneiro em Araraquara, seja na inovação onde você consegue pagar pela internet ou celular. Porém, se a pessoa não regulariza, os agentes de trânsito fazem as autuações, que variam de mês a mês. Isso varia, mas está dentro dessa faixa de autuações", finaliza Nilson Carneiro.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook