Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Alimentação correta pode ajudar a minimizar os sintomas da dengue

Alguns alimentos que podem conter salicilatos ajudam a potencializar o sangramento no tubo digestivo; fique atento

| ACidadeON/Araraquara

Inhame é um dos alimentos que ajudam quem está com dengue
O tipo de alimentação pode interferir na recuperação dos pacientes com dengue e minimizar os sintomas. Por outro lado, também há alimentos que devem ser evitados pelos doentes porque podem resultar em complicações. Alimentos que contêm salicilatos, por exemplo, podem potencializar o sangramento no tubo digestivo.

Alimentos que podem ajudar ou prejudicar

O que comer:
couve, Agrião, Cenoura, melancia, pera, carnes magras, ovos e leite.

O que evitar: frutas cítricas, como limão, laranja e morango, batata, gengibre e pimenta.  

"Tem que ser uma alimentação de fácil digestão e absorção, hortaliças ricas em vitamina C, antioxidante e ajuda no sistema imunológico e ferro porque está perdendo ferro pelas plaquetas", explicou a nutricionista Mara Pimenta.

O inhame é importante porque tem vitamina A e do complexo B, mas não deve ser consumido cru porque acido oxálico que pode causar reação alérgica.

"Recomendação primeiro é se hidratar bem, tomar bastante líquido, água, água de coco para repor a perda de líquidos e se a gente não se hidrata pode ocorrer um choque e levar a morte", disse a nutricionista.

Remédios
Quando uma pessoa é infectada pelo vírus da dengue, há uma queda no número de plaquetas no sangue, o que prejudica a coagulação. Por isso, medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico são contraindicados.

"São remédios que inibem a formação do coagulo, ou seja, favorecem o sangramento", disse a pediatra infectologista, Volia de Carvalho Almeida.  

Araraquara passa por uma epidemia de dengue, com 1,27 mil casos confirmados, segundo o último balanço da Prefeitura.



Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook