Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Araraquara registra 2.790 casos de dengue em 70 dias

528 foram confirmados nos últimos dez dias; veja onde procurar ajuda se estiver doente

| ACidadeON/Araraquara

2.790 pessoas foram infectadas pela dengue em Araraquara (Foto: Amanda Rocha/ACidadeON)

Araraquara segue como uma das cidades do Estado com mais casos de dengue. Nesta segunda-feira (11), uma atualização da Secretaria Municipal de Saúde dá conta de 2.790 mil casos, 528 confirmados nos últimos dez dias. Nos 70 dias de 2019, 39 casos foram registrados diariamente.  

Três pessoas morreram em decorrência da dengue neste ano e quatro mortes são suspeitas e aguardam laudo do Instituto Adolfo Lutz.

"Este novo número demostra que ainda estamos em período de transmissão. Os casos estão aumentando e por isso, mais do que nunca precisamos do apoio da população para eliminar os criadouros", diz a secretária de Saúde Eliana Honain.  

Os dados demonstram que 80% dos criadouros do mosquito da dengue estão dentro das residências, ou seja, a participação da população para derrotar os criadouros é fundamental. Mesmo com todos os apelos, intensificação das fiscalizações e multas, muitos são os locais encontrados na cidade com dezenas de criadouros do Aedes aegypti. 

Para se ter uma ideia, na semana passada um terreno foi limpo pela Prefeitura no bairro Valle Verde, Zona Leste da cidade e depois de 48 horas o local estava sujo novamente. 

"Também estamos realizando o fumacê, ação que circula nos bairros com maior número de pessoas doentes, mas, lembramos que o veneno só mata os mosquitos adultos, os criadouros precisam ser eliminados pelos moradores", reforça Honain.  

Doentes

A Secretaria de Saúde reforça que toda a assistência aos pacientes com suspeita de dengue está sendo prestada nas unidades de saúde e também nos dois dengários.  

Os sintomas do vírus são dor no corpo, dor de cabeça, febre, vômitos. Nestes casos a orientação é procurar um médico.  

Está com dengue? Veja onde procurar ajuda em Araraquara:

- Dengário1: Centro de Eventos de Araraquara e Região (Cear) atende todos os dias, inclusive aos fins de semana, das 7h às 17h.

- Dengário2: Rua Voluntários da Pátria (Rua Cinco), nº 2.310, no Centro, das 7h às 20h.

- Estão funcionando em horário ampliado os postos de saúde dos bairros Jardim Paulistano, América, Iguatemi e Selmi Dei I, que atendem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h, e aos sábados, das 13h às 19h.

- Também estão atendendo casos de dengue as Unidade de Pronto Atendimento (UPAs) que ficam nos bairros Valle Verde, Vila Xavier e na Via Expressa.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook