Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Araraquara faz campanha de prevenção ao câncer bucal em 27 postos de saúde

Exame odontológico ajuda a diagnosticar precocemente a doença e adiantar o tratamento

| ACidadeON/Araraquara

Araraquara faz campanha de prevenção ao câncer bucal em 27 postos de saúde
A campanha de prevenção do câncer bucal com exames gratuitos em Araraquara (SP) teve início na quarta-feira (10) em 27 postos de saúde. (Veja abaixo os locais). A ação acontece até 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.

Todas as pessoas de todas as idades podem passar pelo exame odontológico. Caso a doença seja diagnosticada, os pacientes serão encaminhadas ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para tratamento.

A Secretaria de Saúde pretende aproveitar o período de vacinação contra a gripe para atender o máximo de pacientes possíveis e controlar o índice de diagnóstico precoce do câncer bucal. Em Araraquara, são diagnosticados de 2 a 8 casos por ano. 

Risco de desenvolver câncer
Segundo o cirurgião dentista Sebastião Roberto da Silva Braga, especialista em diagnóstico da doença, os pacientes que têm problemas crônicos com bebidas alcoólicas ou fazem uso de tabaco são os mais propensos a desenvolver o câncer. A exposição aos raios solares também é um fator de risco.

Por isso, o cuidado com a saúde bucal ainda precisa ser trabalhado com a população.

"É importante desmistificar. O câncer bucal tem como ser prevenido e tratado precocemente e isso faz toda a diferença em relação ao tratamento. É importante tratar lesões iniciais e, no começo, ele é indolor. Não há sintomas, surge como uma pequena mancha, descoloração, as vezes um nódulo", disse.

A maioria dos casos, segundo Braga, é tratável e não causa nenhum incômodo para o paciente. O exame para diagnóstico é simples, rápido e indolor.

Além do exame rotineiro, a campanha pretende incentivar as pessoas com feridas que não cicatrizaram em até 15 dias a procurar um profissional para que analisem a situação.

Confira os postos:
CMS America
CMS Cecap
CMS Iguatemi
CMS Melhado
CMS Paulistano
CMS Santa Angelina
CMS Selmi Dei I
CMS Selmi Dei IV
CMS Vila Xavier
CMS Yolanda Ópice
PSF Altos do Pinheiros
PSF Bela Vista (Dia D)
PSF Biagioni
PSF Cruzeiro do Sul
PSF Hortênsia
PSF Iedda I
PSF Iedda II
PSF Indaiá
PSF J. Brasil I
PSF Laranjeiras I
PSF Laranjeiras II
PSF Maria Luiza
PSF Marivan (Dia D)
PSF Paraiso
PSF Pq São Paulo
PSF Pinheiros
PSF Roxo
PSF Santa Lúcia II
PSF Vale do Sol

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON