Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Carros antigos de Araraquara fazem vistoria para ganhar "placa preta"

Os automóveis são submetidos a vistorias, que, desde janeiro deste ano, é realizada pelo clube de carros antigos Os Intocáveis

| ACidadeON/Araraquara

Carros antigos de Araraquara podem ganhar a tão sonhada "placa preta" (Foto: Divulgação)

A "placa preta" é sonho de consumo pra muitos colecionadores de carros antigos. Representa que o trabalho pra manter a originalidade do veículo valeu a pena, mas para obtê-la é necessário preencher uma série de requisitos.  

No Brasil, apenas 25 mil veículos estão neste seleto grupo, mas recentemente, seis araraquarenses apaixonados por carros antigos conseguiram esse feito e já estão com o certificado de originalidade em mãos. 

Pra ser contemplado pelo título, emitido pela federação brasileira de veículos antigos é preciso que o carro preserve 80% de originalidade. Os automóveis são submetidos a vistorias, que, desde janeiro deste ano, é realizada pelo clube de carros antigos "Os Intocáveis".  

O presidente do grupo, Roberto Esberard explica que os automóveis são submetidos a uma avaliação rigorosa. "É um documento que a Federação de carros Antigos emite através da responsabilidade dos clubes federados e isso dá autorização para o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) mudar a placa", afirma Esberald.  

Perdem pontos, itens como a cor fora de padrão de época, suspensão rebaixada, substituição do motor pelo de outro modelo, e película de vidro.  

Os avaliadores atribuem notas em todos os quesitos, e no final, o veículo deverá atingir no mínimo 80 pontos para ser aprovado. "Temos uma comissão técnica que faz a avalição de cada veículo e envia para a federação, que pode liberar ou não o documento", explica Esberard.  

O clube de carros antigos "Os Intocáveis" já emitiu por meio da Federação seis títulos, em Araraquara, e outros 15 estão em tramitação e podem receber as famosas placas pretas. Mas o número pode aumentar ainda mais. "Nos Intocáveis" existem mais de 150 membros, alguns não se adequam as exigências, mas outros têm condições reais de conquistar o certificado", acrescenta.  

Porém, os colecionadores correm contra o tempo, desde que o Brasil passou a adotar uma placa padrão modelo do Mercosul - com fundo branco e que passa a ser obrigatória nos próximos anos, a tão sonhada placa preta deve acabar.  

As vistorias são realizadas na sede do clube "Os Intocáveis", aos sábados, com agendamento prévio.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON