Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Inscrições abertas para oficina Exercícios Dramatúrgicos para Atores

Atividade acontece segunda e quarta-feira, das 19 às 21 horas, no Museu Ferroviário, com 20 vagas

| ACidadeON/Araraquara

Inscrições abertas para oficina "Exercícios Dramatúrgicos para Atores"
As Oficinas Culturais Municipais estão com inscrições abertas para o curso "Exercícios Dramatúrgicos para Atores", que será ministrado a partir do próximo dia 20 no Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo. Os interessados devem se inscrever na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa.

São 20 vagas para o curso que será realizado às segundas e quartas-feiras, das 19 às 21 horas, e será ministrado pelo diretor e dramaturgo Jair Alves.  

As vagas para os exercícios dramatúrgicos são oferecidas a jovens com idade entre 16 a 25 anos, interessados em participar do experimento que propõe trabalhar o tema "Como vivíamos há cinquenta anos?". Não é necessário ter experiência na área cênica para a participação.

Os inscritos terão oportunidade de praticar o método de criação da Cooperativa Paulista de Teatro, estabelecido há várias décadas, quando o Teatro Brasileiro lutava para desvencilhar-se da Censura Federal imposta pelo regime militar. Naquele período os grupos teatrais que despontaram, ficaram conhecidos pela maneira espontânea de levar seus textos a Cena. A longa lista de contribuição dada por esses grupos ao Teatro será discutida e estudada, durante os exercícios propostos.

De acordo com os produtores da oficina, o grande exemplo deste trabalho coletivo veio a público, denominado como "Ato Teatral" que teve por objetivo partir de um tema "pré-estabelecido" que resultou num espetáculo apresentado no Teatro Sergio Cardoso, em São Paulo.

Dele participou mais de 30 atores, boa parte deles hoje no cast nacional, com destaque para: Paulo Betti, Eliane Giardini, Lilia Cabral além, dos diretores Chiquinho Medeiros, Celso Frateschi, José Rubens Siqueira, José Rubens Xaxá, Fernando Peixoto, Adilson Barros e Renato Consorte, sob a coordenação geral do dramaturgo Jair Antônio Alves, responsável pela programação em Araraquara.

O grande intento dos exercícios desta oficina é permitir que o participante experimente interpretar uma realidade imediata que não lhe pertence, tome conhecimento das técnicas de interpretação e tenha a oportunidade de conhecer a história recente.

A oficina terá início no próximo dia 20 de maio. Os interessados devem procurar a casa da Cultura para realizar a inscrição o atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 9 às 16 horas. É necessário apresentar RG e comprovante de endereço. A Casa da Cultura está localizada à Rua São Bento, 909, no Centro de Araraquara.

Mais do ACidade ON