Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Restaurante da Unesp não reabre por falta de verba

Estudantes fizeram protesto e se reuniram com a diretoria da FCLar em audiência na Câmara

| ACidadeON/Araraquara

Restaurante da Unesp não está funcionando
A reabertura do Restaurante Universitário (RU) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara foi motivo de um protesto que reuniu cerca de 300 estudantes na noite da última segunda-feira (23) em frente à Câmara Municipal. Após o ato foi feito uma audiência pública para discutir o tema, onde participaram estudantes e dirigentes da universidade.  

Os estudantes afirmam que estão cansados de esperar pela reabertura do restaurante, fechado há cinco anos e contam que muitos passam dificuldades financeiras, o que gera problemas para se alimentar. Alguns chegaram a deixar o faculdade por falta de recursos financeiros.  

O estudante Isaac José, diz que a reabertura do restaurante é uma questão política. "Vamos lutar e conquistar, arrancar da universidade este restaurante", diz ele.
 
"A situação é preocupante. Estamos lutando para a reabertura do restaurante universitário, mas também por uma educação pública de qualidade que seja acessível a todos", diz a estudante Michele Simões.  

Entenda
As instalações do restaurante ficaram prontas no ano passado, mas o local ainda está fechado por causa da falta de equipamentos e mobiliários.  

O diretor da Faculdade de Ciência e Letras, professor Claudio Sergio Paiva, diz que o aporte de R$ 1 milhão foi pedido para terminar a obra, mas o dinheiro ainda não foi liberado. "Vivemos um momento complicado, com falta de recursos, mas ressalta que durante todo este período que o restaurante está fechado há um esforço grande para encontrar uma solução, principalmente orçamentaria", diz ele.  

Em 2014, quando foi fechado, o restaurante servia cerca de 1,2 mil refeições e tinha um custo anual de R$ 1,2 milhões por ano.  

A vereadora Thainara Faria (PT), que convocou a audiência pública, afirma que o apoio às ações que estimulem a permanência estudantil na unidade para que o aluno desenvolva com excelência todas as suas atividades acadêmicas, e o Restaurante Universitário é peça fundamental para tanto. "Além disso, se faz imprescindível pensar na qualidade de vida dos alunos que saem de suas cidades e, quando ingressam em universidades públicas estaduais, contam com toda a infraestrutura que deve oferecer um campus da magnitude da Unesp", completa Thainara.


Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON