Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Araraquara realiza Semana dos Museus a partir de sexta-feira (17)

Entre os destaques está Hoje é dia de..., com vistas guiadas pelos cinco museus da cidade

| ACidadeON/Araraquara

PP-estação de trem Araraquara(Amanda rocha/ACidadeON
A Secretaria da Cultura e a Fundart realiza entre os dias 17 e 20 de maio a Semana dos Museus e de Patrimônio de Araraquara, com atividades gratuitas. O evento comemora o Dia Internacional dos Museus (dia 18) e o aniversário do Museu Histórico (dia 24).

A programação oficial terá início nesta sexta-feira (17), às 15h30, na Sala Jean Paul Sartre (Casa da Cultura). Na sequência, às 16 horas, o vereador português Bruno Ferreira, de Torres Vedras, se reúne com integrantes Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Paleontológico, Etnográfico, Arquivístico, Bibliográfico, Artístico, Paisagístico, Cultural e Ambiental do Município de Araraquara (COMPPHARA).

No sábado (18) é comemorado o Dia Internacional dos Museus e a programação terá atividade pela manhã e também à noite. Cedo, das 9 h às 11 horas, acontece o "Mapa Afetivo", na Praça Pedro de Toledo. A atividade propõe que as pessoas expressem suas percepções positivas e negativas sobre o espaço que vivem, com relação ao patrimônio histórico e cultural. Para tanto, são utilizados um questionário e um mapa onde são pregadas as opiniões registradas.

Depois, às 19 horas, no Museu Voluntários da Pátria haverá projeções de imagens de "Dinossauros" na fachada do prédio do Museu Voluntários da Pátria. Algumas luzes da praça serão apagadas na hora do evento a fim de que as imagens se sobressaiam.

Além do "Mapa Afetivo" na Praça Pedro de Toledo (dia 18), a atividade também será apresentada na Praça Santa Cruz na quarta-feira (22), das 9 h às 11 horas.

De 20 a 24 de maio, sempre às 14 horas, serão realizadas visitas guiadas pelos cinco museus da cidade: é o programa "Hoje é dia de...". O roteiro implica: Museu do Futebol e dos Esportes (dia 20), MIS - Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari (dia 21), MAPA Museu de Arqueologia e Paleontologia (dia 22) e Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo (dia 23).

A última visita do "Hoje é dia de..." será no dia 24 de maio, data de aniversário dos 49 anos do Museu Histórico e, por isso, a visita guiada estará no museu da Praça Pedro de Toledo. Lembrando que o Museu Histórico Voluntários da Pátria foi aberto ao público em 24 de maio de 1970.

Não é necessário realizar inscrição previamente, basta chegar e participar. Toda a programação é gratuita.

Programação:

17/05:
- 15h30: abertura oficial
- 16h: "Hoje é Dia de Patrimônio Histórico", com o vereador português Bruno Ferreira (reunião com integrantes COMPPHARA)
Local: Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa - Sala Jean Paul Sartre (Rua São Bento, 909 Centro)

18/05: Dia Internacional dos Museus
- 9h às 11h: Mapa Afetivo
Local: Praça Pedro de Toledo (Rua Carlos Gomes, esquina da Av. Duque de Caxias - Centro)
- 19h: "Dinossauros"
Local: Museu Voluntários da Pátria (Praça Pedro de Toledo, s/nº - Centro)

20/05:
- 14 às 16h: Hoje é Dia de Museu dos Esportes (visita guiada)
Local: Rua Mauro Pinheiro, s/nº, anexo à Arena da Fonte Luminosa

21/05:
- 14 às 16h: Hoje é Dia de MIS - Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari (visita guiada)
Local: Rua São Bento, 909 Centro, anexo à Casa da Cultura

22/05:
- 9h às 11h: Mapa Afetivo
Local: Praça Santa Cruz
- 14 às 16h: Hoje é Dia de MAPA Museu de Arqueologia e Paleontologia (visita guiada)
Local: Rua Voluntários da Pátria, esquina com Av. Portugal - Centro

23/05:
- 14 às 16h: Hoje é Dia de Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo (visita guiada)
Local: Rua Antônio Prado, s/nº - Centro (na Antiga Estação Ferroviária)  

24/05: Dia de Aniversário do Museu Histórico (1970)
- 14 às 16h: Hoje é Dia de Museu Histórico Voluntários da Pátria (visita guiada)

Local: Praça Pedro de Toledo, s/nº - Centro


Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON