Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Com mais de 130 mil peças em acervos, cinco museus contam a história de Araraquara

Museus são divididos por temas desde o cotidiano até os famosos dinossauros e por mês recebem cerca de 1,3 mil visitantes

| ACidadeON/Araraquara

Dinossauros são patrimônio histórico de Araraquara (Foto: Fernanda Manécolo)
A história de Araraquara pode ser contada através de seus museus. E tem de quase tudo: do cotidiano dos nossos antepassados, aos famosos dinossauros, além da história do futebol e da ferrovia, passando por um acervo audiovisual capaz de recontar os momentos mais importantes da Morada do Sol. São cinco museus públicos, com entrada gratuita, que recebem em média 1,3 mil pessoas por mês. Neste sábado, dia 18, é comemorado o Dia Internacional dos Museus. 

"O acervo de Araraquara é muito rico temos cinco museus cada um com seu perfil, cada um buscando contar um pouco da história do nosso País e também da nossa cidade", conta a gerente pedagógica cultural dos Museus da Secretaria Municipal da Cultura, Virgínia De Gobbi.  
 
Museu Voluntários da Pátria, em Araraquara (Foto: Fernanda Manécolo)
Voluntários da Pátria
O museu mais antigo, criado no final 1950, é o Voluntários da Pátria. Mas, nem sempre ele ficou ali. Começou na Avenida Espanha, mas, desde 1975, ocupa um prédio histórico, na Praça Pedro de Toledo, no Centro. O prédio já foi cadeia pública, Fórum, Prefeitura, Câmara Municipal e conservatório musical. O acervo do museu histórico e pedagógico é de três mil peças e por mês recebe cerca de 400 pessoas.  
 
Objetos do museu histórico contam um pouco do cotidiano de Araraquara (Foto: Fernanda Manécolo)
O museu Voluntários da Pátria tem cinco salas de exposições formadas por doações do Estado e também da população. Além de guardar a memória dos combatentes araraquarenses, com acervo de armas e medalhas, o museu tem objetos que contam a história de um cotidiano rural, indígena retratando a história. Objetos sacros também tem um espaço especial. Entre os destaques está um oratório barroco do final do século 18, conhecido como maqueneta. Ele é feito em madeira e foleado a ouro com nove imagens de santos.  

O Museu está localizado na Avenida Portugal, 661, Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. No sábado, o local funciona das 9h30 às 12h.  
 
Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (Foto: Fernanda Manécolo)
Dinossauros
O Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (MAPA) é considerado um dos mais importantes em relação à preservação do patrimônio arqueológico. O local reúne 90 mil peças arqueológicas vários municípios paulistas, fruto de pesquisas acadêmicas.  

Entre os destaques está a sala Padre Giuseppe Leonardi, que homenageia o padre e paleontólogo Giuseppe Leonardi e abriga a exposição permanente de Paleontologia, denominada "Areias do Passado, Marcas no Presente". Giuseppe Leonardi foi um padre italiano pioneiro nos estudos das pegadas fósseis encontradas nas calçadas de Araraquara. Acabou sendo um dos responsáveis por colocar o nome da cidade no mapa internacional da Paleontologia. Tanto que chegou a mandar material de Araraquara para o Museu Nacional, do Rio de Janeiro. Esse acervo foi perdido no incêndio.  
 
Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (Foto: Fernanda Manécolo)
"As pegadas de dinossauros são patrimônio. Muitas delas só são encontradas na nossa cidade e levam o nome de Araraquara para um contexto internacional", reforça Virginia.  

O Museu está localizado na Avenida Portugal, 661, Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. No sábado, o local funciona das 9h30 às 12h.
 
Museu da Imagem e Som de Araraquara (Foto: Divulgação)
Imagem e som
O Museu da Imagem e Som (MIS) tem o objetivo de disponibilizar e divulgar conteúdo de audiovisual que mostram e a história de Araraquara. Atualmente, reúne mais de 40 mil discos e três mil fotografias.  

O MIS fica dentro da Casa da Cultura, na Rua São Bento, 909, no Centro.
 
Museu Ferroviário de Araraquara (Foto: Divulgação)
Estrada de Ferro
A Estação Ferroviária foi inaugurada em janeiro de 1885. E, desde então, a estrada de ferro virou parte da história local. Além de um espaço que respira saudade, aquelas paredes guardam relíquias. Tanto que, em 2011, foi reformulado dando ênfase ao Museu Ferroviário com vestuários, utensílios, ferramentas, mobiliários, documentos e outros importantes objetos que ajudam a contar a importância da estrada de ferro. As salas receberam nomes de pessoas importantes ligadas a Estação Ferroviária de Araraquara (EFA). Um deles é Francisco Aureliano Araújo, que serviu à ferrovia por 28 anos, e morreu em um acidente com uma locomotiva.  

"As peças em exposição refletem uma época de grande importância para a história da ferrovia", reforça Virginia. O acervo pertence do Museu Ferroviário à Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e estão sob a tutela da Prefeitura.  

O Museu Ferroviário está localizado na Rua Antônio Prado, 611. O horário de atendimento é de de segunda a sexta-feira, das 12h15 h às 17h45 e aos sábados, das 9h às 12h.
 
Museu do Futebol em Araraquara (Foto: Divulgação)
Muito mais que futebol
O museu mais novo de Araraquara foi inaugurado em 2013. Trata-se do Museu do Futebol e dos Esportes. Ele reúne um rico acervo com fotografias, camisas, trofeus, vídeos e tudo o que envolve a história e a memória esportiva de nossa cidade. Mas, com um destaque mais que especial: a Ferroviária. 

O museu fica dentro do estádio da Fonte Luminosa. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h e aos sábados, das 9h às 12h.
 
Objetos indígenas também estão no museu (Foto: Fernanda Manécolo)
Dia do Museu
Esse 'tour' criado pelo ACidadeON tem também um motivo especial. Neste sábado, dia 18 de maio, se comemora o Dia Internacional dos Museus. E para exaltar a importância destes espaços, Araraquara terá uma programação especial.  

"A programação tem o objetivo de divulgar os museus de Araraquara e mostrar para os araraquarenses o que nós temos em cada um deles. Por isso, também teremos, a partir do dia 20 de maio, visitas guiadas de uma forma lúdica e vale a pena conhecer", afirma Virginia. Gostou? Então, veja abaixo algumas dessas opções:
 
Araraquara conta também com um museu a céu aberto, na Rua Voluntários da Patria (bulevar dos Oitis0 (Foto: Fernanda Manécolo)

Programação da semana do museu e patrimônio em Araraquara

18/05: Dia Internacional dos Museus
- 9h às 11h: Mapa Afetivo
Local: Praça Pedro de Toledo (Rua Carlos Gomes, esquina da Av. Duque de Caxias - Centro)
- 19h: "Dinossauros"
Local: Museu Voluntários da Pátria (Praça Pedro de Toledo, s/nº - Centro)

20/05:
14 às 16h: Hoje é Dia de Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo (visita guiada)
Local: Rua Antônio Prado, s/nº - Centro (na Antiga Estação Ferroviária)

21/05:
- 14 às 16h: Hoje é Dia de MIS - Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari (visita guiada)
Local: Rua São Bento, 909 Centro, anexo à Casa da Cultura

22/05:
- 9h às 11h: Mapa Afetivo
Local: Praça Santa Cruz
- 14 às 16h: Hoje é Dia de Museu do Futebol e dos Esportes (visita guiada)
Local: Rua Mauro Pinheiro, s/nº, anexo à Arena da Fonte Luminosa

23/05:
- 14 às 16h: Hoje é Dia de MAPA Museu de Arqueologia e Paleontologia (visita guiada)
Local: Rua Voluntários da Pátria, esquina com Av. Portugal - Centro

24/05: Dia de Aniversário do Museu Histórico (1970)
- 14 às 16h: Hoje é Dia de Museu Histórico Voluntários da Pátria (visita guiada)
Local: Praça Pedro de Toledo, s/nº - Centro








Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON