Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Quarta-feira (22) tem visita guiada pelo Museu do Futebol e dos Esportes

Programação faz parte da Semana dos Museus e do Patrimônio, é gratuita e não precisa de inscrição prévia

| ACidadeON/Araraquara

Museu do Futebol 'guarda' as conquistas da Ferroviária (Foto: Amanda Rocha/ACidadeON)
A Semana dos Museus e do Patrimônio, realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, realiza nesta quarta-feira (22), o programa "Hoje é dia de..." com uma visita guiada pelo Museu do Futebol e dos Esportes de Araraquara, às 14 horas. Antes, pela manhã, das 9 às 11 horas, haverá a realização do "Mapa Afetivo" na Praça Santa Cruz. A programação é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia.

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara oferece aos visitantes a possibilidade de uma ampla consulta ao acervo relacionado ao esporte araraquarense, como: camisas, troféus, fotos, vídeos, faixas comemorativas, flâmulas, revistas, bandeiras, cartazes, jornais e uma pequena biblioteca esportiva.

Além do futebol profissional, o visitante também pode encontrar materiais relacionados ao futebol amador, cronistas esportivos, assim como de outras modalidades praticadas na cidade, como basquetebol, voleibol, ciclismo, atletismo, natação, futebol de salão, entre outros.

O visitante também pode encontrar a galeria de troféus da Ferroviária, a maquete que retrata o projeto inicial de reforma de modernização do Estádio da Fonte Luminosa entre os anos de2008 e 2009, além de bolas, chuteiras e outros materiais que fazem referência a partidas históricas do time.

O ambiente é todo temático, com banners retratando imagens históricas do esporte de Araraquara. Uma exposição permanente denominada "AFE O Passado Inspirando o Futuro" possibilita uma viagem ao passado de glórias de uma das equipes de futebol mais tradicionais do interior do Brasil. Paralelamente, o Museu mantém exposições temporárias de acordo com um tema específico, e sempre voltado para a memória esportiva araraquarense.

Anexo ao museu, o público pode visitar a loja oficial da Ferroviária "Estação 1950", onde são comercializados produtos do clube como camisas, calções, agasalhos, meias, canecas, entre outros - no espaço é efetuado o atendimento ao sócio torcedor e à população em geral.

Além da visita ao museu, também é possível conhecer a história e algumas dependências do Estádio Dr. Adhemar Pereira de Barros Fonte Luminosa como arquibancadas, bancos de reservas e todo o entorno do gramado. Também é oferecido um tour completo (Museu e Estádio) para grupos de pessoas, independentemente da faixa etária, mediante prévio agendamento.

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara é uma unidade museológica da Prefeitura Municipal de Araraquara, através da Secretaria Municipal de Cultura - Coordenadoria Executiva de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 9h às 17h30 e aos sábados, das 9h30 às 12 horas. O telefone para agendamentos de visitas de escolas é (16) 3322-2207.

Vale lembrar que na manhã da quarta, na Praça Santa Cruz, o "Mapa Afetivo" irá propor que as pessoas expressem suas percepções positivas e negativas sobre o espaço que vivem, com relação ao patrimônio histórico e cultural. Para tanto, serão utilizados um questionário e um mapa com as opiniões registradas.

O programa "Hoje é dia de..." apresenta ainda as seguintes visitações: MAPA Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (dia 23) e, a última visita, no dia 24 de maio, data de aniversário dos 49 anos do Museu Histórico, a visita guiada será no museu da Praça Pedro de Toledo. Lembrando que o Museu Histórico Voluntários da Pátria foi aberto ao público em 24 de maio de 1970.

Não é necessário realizar inscrição previamente, basta chegar e participar. Toda a programação é gratuita. O Museu do Futebol e dos Esportes está localizado na Rua Mauro Pinheiro, s/nº (na Arena da Fonte), na Fonte Luminosa.

Mais do ACidade ON