Aguarde...

cotidiano

Igreja Presbiteriana de Araraquara completa 140 anos

O presbiterianismo foi a primeira denominação protestante/evangélica instituída na cidade

| ACidadeON/Araraquara

Igreja Presbiteriana de Araraquara completa 140 anos (Foto: Divulgação)
A Igreja Presbiteriana de Araraquara completa 140 anos neste dia 3 de junho. Os trabalhados evangelísticos começaram em 1879 e a presbiterianismo foi a primeira denominação protestante e evangélica a se instalar no município. Atualmente, a Presbiteriana conta com mais de 1,5 mil membros em cinco igrejas organizadas e três congregações, além de projetos espalhados por todas as regiões da cidade.  

"Com a alienação espiritual promovida pelo pós-modernismo, tirando a figura de Deus da vida dos homens e relativizando os absolutos, encontramos uma geração órfã da figura do Pai e carente de respostas para as questões essências da vida. Neste contexto, o maior desafio da Igreja Presbiteriana de Araraquara, sendo a mais antiga instituição religiosa de confissão protestante ou evangélica da nossa cidade, assume uma função de guardiã das verdades bíblicas e se posta firmemente para suprir o coração desejoso por respostas", diz o pastor Everton Matheus, que está à frente da igreja Presbiteriana Central, que fica na Avenida padre Duarte (rua 4).  
 
Logo quando foi construída, a Igreja Presbiteriana de Araraquara, que fica na Rua 4 (Foto: Divulgação)
História
A história da Igreja Presbiteriana de Araraquara começa com o reverendo João Fernandes Dagama, em 3 de junho de 1879. Ele era pastor presbiteriano de Rio Claro (SP) e visitava a cidade para pregar o evangelho. "O trabalho começou na fazenda Dobrada e em 1885 veio pra vila de Araraquara. Já em 1895 foi inaugurado o primeiro templo da igreja presbiteriana de Araraquara em um local alugado, no Centro da cidade, e, em 1926, o templo da Rua Padre Duarte foi construído", explica.  

Desde a sua fundação, o pastor Everton ressalta que a igreja presbiteriana, através dos seus membros, atua em diversas áreas, promovendo o crescimento fraternal entre os araraquarenses e o desenvolvimento humanitário. "Nosso trabalho é investir nas famílias, através do ensino das sagradas escrituras. Este tem sido instrumento de transformação e de atuação responsável na ação e assistência social, pautados no socorro e na educação", reforça o reverendo.  
 
 
Mensagem da salvação
Historicamente, o pastor Everton explica que, projetos e ações em vários bairros têm servido para beneficiar os moradores e promover a manutenção de uma cosmovisão cristã, levando a mensagem de salvação pela graça de Deus aos corações carentes de consolo e ensino.  

"A igreja Presbiteriana de Araraquara como uma comunidade que congrega discípulos do Senhor Jesus Cristo, assume a responsabilidade de proclamar as virtudes de Deus em meio a uma geração necessitada de critério e princípios para a restauração e manutenção da comunhão com o criador e com o nosso próximo", reforça.  

Comemoração
Para comemorar os 140 anos da Igreja Presbiteriana de Araraquara neste sábado (1) haverá um culto de ação de graças, às 20 horas, na igreja Central, que fica na Rua Padre Duarte, 1663. A preleção será com o pastor Sergio Lima.

Mais do ACidade ON