Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Phuá da luz junina: cortejo junino reúne blocos da cidade

Festa ao som de forró se origina do desejo dos blocos Petit PhUÁ e Cordão da Luz Divina em celebrar a cultura junina

| ACidadeON/Araraquara

Bloco Cordão da Luz Divina em Araraquara (Foto: Arquivo)
Ocupar a praça e celebrar os santos juninos com um cortejo, ao som de forró, é a proposta inédita dos blocos carnavalescos Petit PhUÁ e Cordão da Luz Divina. Os estandartes de cada um dos blocos desfilarão pela Praça da Independência/Jardim Público no dia 29 de junho, com concentração a partir das 18 horas e entrada gratuita a todos os interessados. O evento fecha a programação da Semana Luís Antonio Martinez Corrêa, realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.

O PhUÁ DA LUZ JUNINA será realizado no Dia de São Pedro. A festa democrática, aberta a todas as pessoas e idades, nasce da união dos dois blocos carnavalescos - ambos com a ideia da importância da ocupação do espaço público pela comunidade.

Weber Fonseca, idealizador do projeto e do bloco Petit PhUÁ, conta que a ideia do cortejo surgiu das festividades de São João na Bahia, em especial na "Turma do Pau Aceso", de Mucugê, na Chapada Diamantina. "Lá, o cortejo acontece na véspera de São João. O estandarte passa de casa em casa, onde cada morador serve o público com licor de fruta da estação e amendoim cozido."

Juliano Machado, da organização do Cordão da Luz Divina, lembra que assim como o carnaval, as festas juninas são manifestações populares que celebram todos os anos a cultura e a alegria do povo brasileiro. "Nada melhor do que dois blocos já tradicionais de Araraquara se juntarem pra ocupar as praças e as ruas da cidade. Petit PhUÁ e Cordão da Luz Divina convidando todo mundo pro nosso arraiá!"

A previsão é que o encerramento do evento seja às 21h. A Praça da Independência está localizada na Av. 15 de Novembro, entre as ruas 4 e 5, no Centro de Araraquara.


Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook