Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Dia de Santo Antônio é celebrado com missas e festa em Araraquara

São esperados mais de quatro mil fiéis ao longo do dia

| ACidadeON/Araraquara

 
  

Católicos de todo o mundo comemoram nesta quinta-feira (13) o Dia de Santo Antônio, o "Santo Casamenteiro". Desde às 7 horas, centenas de fiéis participam das missas no santuário de Araraquara e buscam os tradicionais pães e bolos bentos.  A expectativa é que mais de quatro mil fiéis passem pelo local ao longo do dia.  

Sônia Maria dos Santos foi a missa em busca de um casamento para a filha. "Todo ano eu venho pedir para desencalhar a minha filha mais nova. Ela tem 30 anos e ainda mora com os pais. Por isso faço diversas simpatias e até roubei o santo de uma amiga", brinca a devota.
  
Mas, apesar da fama, Santo Antônio não é procurado apenas por aqueles que buscam um namorado, mas também por fiéis que desejam fartura e saúde. 

Para o aposentado Sérgio Soller levar o pão abençoado significa não faltar alimento na mesa. "Eu coloco o pão dentro do pote de arroz para nunca faltar comida e o bolo nós comemos com muita fé", destaca.  

Foi em busca da cura que a dona de casa Ana Roberta acompanhou a missa e levou para casa o pão e o bolo de Santo Antônio. "Vou levar um bolo para minha amiga que teve câncer e minha outra amiga que está operando. Deste modo, multiplicando a fé", afirma a dona de casa.

O bolo  
Para garantir a tradição, foram produzidos 5,5 mil pedaços do bolo de Santo Antônio, feito pelas mãos de fiéis como a dona Helena Mazzei, que há 70 anos se dedica a festa de Santo Antônio. "Eu ajudo aqui desde minha adolescência. O segredo desse bolo é que é feito por mãos generosas, mãos repletas de amor. Não tem como não gostar desse bolo", conta.  

Pela paz
Para o padre João Paulo, a principal mensagem do dia de hoje é a paz nos lares das famílias. "Hoje nós meditamos sobre o Cristo que envia os seus para a promoção da paz. Na oração pedimos para que não se perturbe o coração e que essa mesma paz que ganhamos de Deus seja uma verdade na vida das famílias. Pedimos para que Deus nos ensine a viver verdadeiramente como irmãos e, na solidariedade, possamos garantir a promoção do próximo", finaliza.


Dia de Santo Antônio é celebrado com missas e festa em Araraquara

O bolo
Para garantir a tradição, foram produzidos 5,5 mil pedaços de bolo de Santo Antônio, feito por mãos de fiéis como da dona Helena Mazzei, que há 70 anos se dedica a festa de Santo Antônio. "Eu ajudo aqui desde minha adolescência. O segredo desse bolo é que é feito por mãos generosas, mãos repletas de amor. Não tem como não gosta desse bolo", conta.  

Pela paz 
Para o padre João Paulo a principal mensagem do dia de hoje é a paz nos lares das famílias. "Hoje nós meditamos sobre o Cristo que envia os seus para a promoção da paz. Na oração pedimos para que não se perturbe o coração e que essa mesma paz que ganhamos de Deus seja uma verdade na vida das famílias. Pedimos para que Deus nos ensine na viver verdadeiramente como irmãos e, na solidariedade, possamos garantir a promoção do próximo", finaliza.  

Missas
15h - Pe João Paulo
17h - Pe Leandro
19h - Pároco Reitor Pe João Paulo  

Quermesse
Grupo Flor de Abóbora

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON