Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Araraquara recebe primeira Feira de Cultura Indígena

Veja fotos e vídeos de como foi o primeiro dia de evento

| ACidadeON/Araraquara

Araraquara recebe primeira Feira de Cultura Indígena (Foto: Amanda Rocha/A Cidade ON)
Araraquara recebe pelo menos 20 comunidades indígenas de todo o país para a primeira feira de cultura indígena, que acontece nesta sexta feira (14) e sábado (15), das 9h às 18h, no Centro de Eventos de Araraquara e Região (Cear).

"A ideia é criar uma rede de solidariedade, principalmente com os povos indígenas, no sentido de valorizar o seu processo produtivo e sua cultura de forma geral. Assim, aproximamos a cultura indígena da nossa sociedade, em especial no artesanato e cultura", explica um dos organizadores da feira, o professor e pesquisador da temática indígena, Robson Rodrigues.  

 

O evento irá realizar atividades durante os dois dias. O projeto conta com mesas-redondas, oficinas culturais, exposição de fotos, além da feira propriamente dita, que traz a produção artesanal realizada por indígenas de diversas etnias.  

  




De acordo com o artesão indígena Kayrá, da tribo Kariri Xocó, o objetivo da exposição é mostrar a arte indígena para outras tribos e para o homem branco. "Estamos expondo nossa arte. Os artesanatos que produzimos na aldeia são nossa fonte de alimentação e de renda. Estamos compartilhando nossas artes com nossos parentes e os brancos", explica.

Quem visitou a Feira, como a fotógrafa Marilda Suzha, de 68 anos, gostou do que viu. "Eu estou achando muito bacana, pois é uma forma de dar visibilidade ao trabalho e cultura do povo indígena. Que é linda e é nossa também. A gente precisa valorizar isso", finaliza.

 


Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON