Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Casa da Cultura será reformada pela Prefeitura

O prédio é um patrimônio histórico cultural e está com as estruturas comprometidas; proposta foi votada no Orçamento Participativo

| ACidadeON/Araraquara

Casa da Cultura será reformada em Araraquara; prédio é tombado (Foto: Arquivo/Amanda Rocha)
A Casa da Cultura "Luís Antônio Martinez Corrêa" deve ser reformada. A proposta foi votada na Plenária da Cidade do Orçamento Participativo, realizada na noite desta quarta-feira (10). O prédio é um patrimônio histórico cultural tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e está com as estruturas comprometidas.  

"A recuperação da Casa da Cultura é essencial por múltiplas razões. Pela necessidade em si, já que falamos de patrimônio histórico e depositário de parcela da memória local. Também sob o ponto de vista da Casa da Cultura ser um polo de efervescência, de desenvolvimento de projetos dos mais variados, de acolhimento aos artistas e à população em toda a sua diversidade" afirma a secretária da Cultura, Teresa Telarolli.  

A obra, que deve custar em torno de R$ 3 milhões, ainda ser licitada. Segundo Teresa, as condições atuais do prédio são preocupantes, já os últimos reparos foram feitos em 2006.  

Entre os principais problemas do prédio está o telhado, que está deteriorado, o que contribui para a infiltração, proporcionando risco para as peças armazenadas.

Além disso, há vidros quebrados, a pintura está descascada. Na parte interna, há rachaduras nas paredes e pichações, o forro está comprometido e há sinais de cupins. O vídeo abaixo foi gravado no ano passado e mostra um pouco da degeneração do local.

"O prédio apresenta problemas estruturais motivados pela sua idade e pela falta de cuidados continuados. Há infiltrações severas, além disso, o prédio não tem acessibilidade", acrescenta Teresa.
 
 
Casa da Cultura
O prédio da casa da Cultura fica na Avenida São Bento, no Centro de Araraquara. O prédio é do começo do século 20. Na local são realizados cursos e oficinas culturais e estão instalados o arquivo histórico, a pinacoteca e o Museu da Imagem e do Som (MIS).  

Para se ter ideia, somente no MIS são mais de 60 mil vinis, a pinacoteca tem mil telas com produções locais e nacionais e o arquivo histórico que tem muito da história documental da cidade.  

OP
A Plenária da Cidade do Orçamento Participativo (OP) aconteceu no Teatro Wallace Leal Valentim Rodrigues e reuniu cerca de 320 pessoas. Foi a última plenária do OP em 2019.  

Foram discutidas propostas de investimentos em três áreas: Saúde, Cultura e Esporte, que foram os temas mais votados no OP Digital.  

A revitalização da Casa da Cultura teve 176 votos. Outras propostas avaliadas foram o emborrachamento da pista de atletismo do Ginásio da Pista, que recebeu 64 votos; implantação de academias de saúde no Parque Infantil, 56 votos; nova sede para o CAPS, 8, e ampliação de leitos para internação, que recebeu 5 votos.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON