
O Centro de Cultura Digital é uma iniciativa da Coordenadoria do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, vinculada à Secretaria Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico.
O projeto faz parte da reestruturação do antigo telecentro do Vale do Sol, que funcionava no local com dez computadores. O espaço irá promover a inclusão digital e o desenvolvimento local da comunidade atendida, criando oportunidades de geração de trabalho e renda. O público-alvo são jovens e adultos que buscam oportunidade profissional no mundo digital.
O espaço também desenvolverá o projeto "Ensinando programação para crianças", em parceria com o IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo).
Homenagem
Beatriz Soler da Luz, que dá nome ao Centro de Cultura Digital do Vale do Sol, nasceu em São Bernardo do Campo, em 7 de maio de 1999, e mudou-se com a mãe e a irmã para Araraquara aos 4 anos.
Convidada e acolhida pelo avô materno, viveu sua infância ao lado dos amigos no Jardim das Estações. Ela estudou no CER Eloá do Valle Quadros e nas escolas estaduais Geraldo Honorato Azzi Sachs e Professor Antônio dos Santos.
Beatriz cursava o supletivo na escola Léa de Freitas Monteiro, dedicava-se ao trabalho em uma clínica de beleza e planejava fazer faculdade de Enfermagem. Após sofrer um acidente em julho de 2015, foi submetida a uma cirurgia e faleceu três anos depois, em 2008.