Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Justiça Eleitoral faz novo plantão da biometria neste sábado (10)

76 mil eleitores de Araraquara não fizeram o cadastramento; biometria é obrigatória

| ACidadeON/Araraquara

Plantão da biometria acontece neste sábado (10) em todo o Estado de São Paulo. (Foto: Denny Cesare/Código 19)
O eleitor que quiser aproveitar o plantão deste sábado (10) para fazer a biometria ainda encontra vaga para agendamento no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Os cartórios e postos de atendimento estarão abertos das 8 às 13 horas em todo o estado e ao menos 76 mil eleitores de Araraquara ainda não fizeram o cadastramento.  

O procedimento, que envolve a coleta das impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada, é simples e rápido: dura cerca de 15 minutos. Para maior conforto do eleitor, ainda é possível ser atendido com hora marcada: até o início da tarde desta quinta-feira (08), o sistema de agendamento da justiça eleitoral dispunha de 9,1 mil vagas, das 26,6 mil disponíveis.  

Ao acessar o sistema, o cidadão informa o endereço residencial e o CEP e é direcionado à unidade de atendimento que abrange o seu domicílio. Então, pode verificar se há horários em aberto naquele local durante o plantão.  

A ação tem o objetivo de facilitar o comparecimento de quem ainda não realizou a biometria, especialmente o cidadão que trabalha ou estuda no horário regular de expediente dos cartórios eleitorais (de segunda a sexta-feira, das 12 horas às 18 horas). Este será o quinto plantão de sábado realizado pelo TRE-SP em 2019, sendo que o último, em 13 de julho, registrou 44.281 atendimentos.  

Poupatempo
No dia 10 de agosto, o Poupatempo com serviços eleitorais vai seguir o seu funcionamento normal, com horários distintos a depender do local. Lá o atendimento segue até o dia 30 de agosto.  

Biometria obrigatória
Os cidadãos de 479 cidades paulistas devem fazer a biometria obrigatória neste ano, sob pena de cancelamento do título eleitoral. No total, são mais de 11,9 milhões de eleitores envolvidos, dos quais aproximadamente 7 milhões realizaram o cadastro (58,5%).  

Mesmo nos municípios em que o procedimento ainda é facultativo, o tribunal recomenda que o eleitor se adiante e já compareça ao cartório ou posto, dado que em um momento posterior pode haver filas, com o aumento da procura.  

Documentos necessários
Para ser atendido, o cidadão deve levar: documento oficial de identificação; comprovante de residência recente (com menos de três meses de emissão); e título eleitoral, se tiver.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso. Para mais informações, consulte nosso TERMO DE USO"

Facebook

Mais do ACidade ON