Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Alunos do Sesi de Araraquara se preparam para competição mundial de robótica

Eles desenvolveram três projetos para uma cidade inteligente; última fase, que classifica para o mundial na Hungria, acontece na semana que vem

| ACidadeON/Araraquara

Alunos do Sesi de Araraquara se preparam para competição mundial de robótica
Imagine ter a comodidade de reservar uma vaga de estacionamento e não perder mais tempo procurando um lugar para estacionar. Esta é apenas uma das ideias de um projeto de "cidade inteligente", desenvolvidas por estudantes do 9º ano do Sesi de Araraquara. O trabalho já venceu duas seletivas do World Robot Olympiad - mundial de robótica que acontece no ano que vem na Hungria.  

Agora, três alunos idealizadores do projeto estão se preparando para última etapa antes do mundial, que acontece no próximo dia 21 de agosto, em Presidente Epitácio. Eles disputam a classificação com outros 27 trabalhos de todo Estado de São Paulo.  

A ideia central do projeto permite ao usuário, por meio de um aplicativo, reservar uma vaga em um estacionamento particular. Segundo João Vitor Pedrosa Bomfim, de 14 anos, embora aparente ser uma coisa banal, estacionar é algo que impacta no dia-a-dia. "Por que não aprimorar? A gente tem um aplicativo que você pode reservar vaga de casa com uma tolerância de 15 minutos".  

Transporte Sustentável
Para levar o prêmio para casa, eles construíram algo inédito na competição, um projeto que une robótica e o sistema operacional androide, com o uso de aplicativos.  

Os SmarTeens (adolescentes inteligentes, em inglês), como são chamados, também criaram um transporte coletivo sustentável. 

O estudante Paulo César dos Santos Rodrigues, de 15 anos, lembra que alguns estudos mostram que um veículo coletivo polui menos. "Você estará ajudando o meio ambiente, já que ele também é movido à energia elétrica que não é poluente", justifica.  

 
Responsabilidade Social
Além da mobilidade urbana, os adolescentes também pensaram em um painel que traz informações de serviços, que, segundo a ideia, será instalado nas áreas de embarque e desembarque de ônibus. Com ele, será possível, por exemplo, saber qual o supermercado mais próximo e se tem alguma promoção no dia.  

O aluno Fabrício Kevin Donizete Simões, de 14 anos, conta que estas informações também estarão disponíveis em outro aplicativo. "Focamos em quatro serviços, como por exemplo, a programação de cinema, localização de estabelecimentos comerciais, além de você conseguir monitorar o seu ônibus e saber se ele esta chegando", diz.  

Criação
Todo este conhecimento foi desenvolvido no FabLab do Sesi Araraquara; espaço dentro da instituição voltado ao desenvolvimento de tecnologia. Os alunos tiveram um mês, desde a divulgação do tema, que este ano é "cidades inteligentes" até a primeira avaliação. 

Os SmarTeens venceram outros seis grupos da própria instituição, superaram a eliminação regional, no final de Julho, em Ribeirão Preto, e se preparam, agora, para última fase antes do mundial, em Presidente Epitácio. 

O analista de suporte de informática do Sesi Araraquara, Paulo Henrique da Cruz explica que o projeto, que parece distante, pode chegar ao mercado, e para isso, eles contam com ajuda de parceiros. "Para ele sair do papel, a gente precisa de parceiros, de uma empresa piloto, para que possamos mostrar que ele realmente funciona", justifica.  

Conhecimento
A diretora da unidade, Francisca Casaut, conta que os alunos tem contato com a robótica desde o primeiro ano do ensino fundamental, e que a escola está confiante na classificação. "A partir do sétimo ano, os alunos já podem participar de torneios. Nós estamos muito confiantes, foi um trabalho muito bem realizado muita pesquisa e nós temos grande chance", finaliza.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON