Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Solteiros comemoram o dia deles nesta quinta-feira (15)

Mais de 76 milhões de brasileiros são solteiros, segundo o ibge, e os motivos são muitos

| ACidadeON/Araraquara

Se você não é, certamente conhece alguém que está solteiro - seja por opção, condição ou convicção. Em todo o país eles somam mais de 76 milhões, segundo dados divulgados pelo IBGE referente ao ano de 2013, e contam com um dia só para eles. 
Dia do Solteiro (Foto: Amanda Rocha)
O Dia do Solteiro é comemorado todo 15 de agosto e para algumas pessoas, como a gerente de loja Alessandra Deco, de 39 anos, esse é um motivo para celebrar. "Adoro minha vida de solteira. Sou livre, faço o que eu quero e na hora que eu quero. Quando estamos casados é outra coisa, tudo passa ser a dois, tudo é o casal. Essa rotina eu não gosto", afirma Alessandra, que foi casada por oito anos e há 14 vive sua vida de solteira convicta.

A balconista Jéssica Ferraz, de 26 anos, está na fase "amor próprio", como ela mesma diz. Depois de 11 anos de namoro, não deu para seguir adiante e um novo relacionamento não está nos planos mais recentes dela. "Quero uma pessoa do meu lado ou um passo a frente, não quero ninguém para ficar com desconfiança. Quero um relacionamento saudável. Se não for para ser assim, eu prefiro ficar sozinha mesmo. Estou na fase do amor próprio. Ou me dá valor, ou eu não quero", afirma Jéssica.

O repositor Lucas de Souza, de 19 anos, terminou o namoro recentemente e não pensa em encarar um novo relacionamento tão cedo. "Namorar dá muito trabalho. A gente encontra muita coisa que não condiz com o que a gente sente. A gente sente uma coisa e a pessoa sente outra, aí não dá certo", acredita. 

Dados
Segundo os indicadores da pesquisa nacional por amostra de domicílios, a PNAD, em 2012 havia no Brasil, mais de 74 milhões de pessoas solteiras. Este número saltou pra 76 milhões em 2013 e os homens são maioria - um total de 38 milhões,  tendo a maior parte entre 15 e 19 anos.

É o caso, por exemplo, do vendedor Lucas David da Silva, de 19 anos. Sem nunca ter namorado, ele se diz solteiro convicto, porém por pouco tempo. "O lado bom de ser solteiro é não ter compromisso com ninguém e curtir a vida. Mas chega uma hora que você sente a necessidade de ter alguém e agora bateu essa necessidade".

E as mulheres também estão na pista, na maioria, aquelas entre 20 e 24 anos. Em 2013, havia no Brasil mais de 37 milhões de solteiras. A mesma pesquisa revela que em 2013 havia 76 milhões de solteiros e 60 milhões de casados.  
 
Outro levantamento do IBGE também mostra que um a cada três casamentos terminaram em divórcio, entre os anos de 2016 e 2017. A quantidade de casamentos caiu 2,3%. Na contramão, os divórcios aumentaram 8,3% no mesmo período.

Para psicóloga Gabriela Esteves, o motivo é a falta de tolerância e da empatia. "É preciso se colocar um no lugar do outro. É você tolerar o dia ruim do outro, você conseguir lidar com os defeitos do outro, do mesmo jeito que o outro precisa saber lidar com seus defeitos. Para mim, os índices de divórcios aumentaram porque estamos em um momento em que o individualismo esta muito forte", finaliza. 

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON