Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

João Dória garante adequações no aeroporto de Araraquara até fevereiro

Obras serão feitas pelo Daesp para que a Azul volte a operar na cidade; companhia aérea apontou problemas no aeroporto

| ACidadeON/Araraquara


Voos regulares no aeroporto de Araraquara terminaram em 2014 (Foto: Arquivo/Felipe Turioni/G1)
Devem ser entregues até fevereiro de 2020 as adequações no aeroporto Bartolomeu de Gusmão, em Araraquara. A promessa foi feita pelo governador João Dória (PSDB), durante evento na cidade de Ibaté, na tarde da última terça-feira (20).  

As obras serão feitas pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), após a Azul linhas aéreas adiar o início da operação de voos regulares na cidade, por conta da infraestrutura do aeroporto.

Segundo o governador, o assunto já está sendo tratado com a superintendência do Departamento e com a Aeronáutica.  

"A nossa intenção é até no máximo Fevereiro estar com essas obras de adequações prontas para permitir que a Azul realize seus voos regulares, conforme o previsto", afirma João Dória.  

Em Abril, a empresa anunciou que retomaria a operação em Setembro deste ano, mas, em Julho, após uma vistoria, voltou atrás em razão da "necessidade de ajustes na infraestrutura aeroportuária". Em nota disse que o anúncio da nova data "dependerá das adequações necessárias".

Na ocasião, o Daesp, que é responsável pelo aeroporto, também se manifestou sobre o assunto, disse "que tem trabalhado na criação das condições necessárias para atender os requisitos da regulamentação vigente para o setor, para disponibilizar novos voos, ampliar a malha aérea e conectar os municípios do interior."

Desde 2015, o aeroporto Bartolomeu de Gusmão não tem voos comerciais. Em abril, o governador de São Paulo e a Azul anunciaram a retomada de um voos diário para Campinas, o que só deve acontecer no próximo ano.

Privatização
O governador também voltou a destacar o pacote de privatização de 21 aeroportos do Estado. Segundo ele, o processo é gradual, porém, as perspectivas são boas. "É uma medida para que a livre iniciativa possa explorá-los, melhorá-los não só nos seus terminais, como nos seus equipamentos de segurança e operação noturna. As companhias têm esse compromisso conosco e elas cumprirão, na medidas que nós formos entregando estas obras", finalizou.  

Adequação   
Em entrevista a rádio CBN Araraquara, o diretor superintendente do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), Antônio Claret de Oliveira, afirma que o aeroporto de Araraquara deve passar por melhorias antes de voltar ao funcionamento.   

"Algumas coisas dependem não apenas do governo estadual. Existem alguns problemas que teremos que discutir com a Prefeitura. O aeroporto de Araraquara fica próximo a uma comunidade e os moradores furam a cerca e atravessa o meio do aeroporto para chegar do outro lado. São coisas que parecem pequenas, mas acabam prejudicando o que temos de expectativa. Acreditamos que em torno de quatro meses essa parte esteja resolvida", finaliza o superintendente. 

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON