Aguarde...

cotidiano

Expositores portugueses chamam a atenção em primeiro dia da Facira

Degustação de vinho e apresentações culturais são destaque no stand lusitano; feira vai até domingo (25) em Araraquara

| ACidadeON/Araraquara

 

Degustação de vinhos portugueses na Facira 2019 ( Foto: Amanda Rocha)

"É diferente, outra cultura e é bom a gente conhecer, além deles conhecerem o trabalho da gente também".  A estranheza não foi só da babá Rita de Cássia. Quem passa pela Facira nota algo diferente.  

Seja pelo sotaque, pelo vinho mais seco e mais forte ou até pelas cores em verde e vermelho, algo novo chama a atenção na edição deste ano. É que em 2019, além dos tradicionais empresários da região, oito representantes portugueses dão um ar mais lusitano para as comemorações dos 202 anos da Morada do Sol.  

Um acordo de cooperação econômica e cultural assinado entre Araraquara e Torres Vedras, região próxima a Lisboa, possibilita que os produtos portugueses viessem para serem expostos na cidade.  

A auxiliar de enfermagem, Sandra Barbosa dos Santos, espera que a presença dos portugueses ajude a movimentar a feira. "Eu acho que vai ajudar muito, porque antes tinha um movimento grande da Facira e os últimos anos diminuiu muito. Espero que volte a ser a Facira de antes".  

Na frente do espaço, atores com roupas típicas e em pernas de pau chamam ainda mais a atenção do público. Funcionou com o comerciante Alessandro Marogom.  

"O pessoal é alegre né. Vieram com pernas de pau, muito alegre, descontraído e começaram a fazer propaganda eu vim buscar um vinho pra mim. Eu adoro vinho e é uma delícia."   

Português Rui Penetra, prefeito Edinho e convidados inauguram a Facira 2019 ( Foto: Amanda Rocha)

Realmente, os vinhos para degustação são uma atração a parte. Muitas pessoas passaram pelo estande de Torres Vedras para saber um pouco mais da bebida.  

O representante da adega San Mamede de Ventosa, Boaventura José Carlos, fala da variedade de vinhos. A adega é uma das principais de Portugal.  

"Temos desde vinhos que são de origem controlada, a vinhos de Torres Vedras, temos também vinhos leves, que são vinhos com menos grau, um pouco gasosos, que são também da região de Lisboa e são muito bons para este calor. E temos também alguns outros vinhos que temos disponíveis em nossa adega".  

E é a primeira vez que Boaventura vem ao Brasil. Se nós ficamos curiosos com a visita dos estrangeiros, não é diferente com eles que tentam aproveitar todos os momentos no país tropical.  

"Ótimo, espetacular, um povo muito simpático, temos sido recebidos de uma forma incrível e tem sido uma experiência ótima", finaliza. 

VEJA FOTOS DE QUEM ESTEVE NO PRIMEIRO DIA DE FACIRA: 


Mais do ACidade ON