Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Araraquarenses vão às urnas para eleger novos conselheiros tutelares

Veja quem são os 22 candidatos que concorrem às vagas no Conselho Tutelar

| ACidadeON/Araraquara

Eleição para o Conselho Tutelar acontece em outubro
 
Está aberto o processo seletivo para a eleição que vai escolher 10 novos conselheiros tutelares para Araraquara.  O Conselheiro Tutelar é a pessoa que recebe denúncias de maus tratos contra crianças, sendo responsável por conduzir os trâmites e encaminhar para investigação. 

Ao todo, 22 pessoas estão concorrendo ao mandato de quatro anos. O salário é de R$ 3,2 mil e a eleição ocorre no próximo dia 6 de outubro.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comcriar), Alexandre Machado, explica que o processo seletivo já começou e termina com a eleição dos membros através do voto popular. "Os candidatos estão selecionados e no próximo dia 6 de outubro terá eleição aberta", afirma.   

Qualquer cidadão com mais de 16 anos, que tenha o Titulo Eleitor poderá votar. "Em Araraquara são 10 titulares e 10 suplentes. A votação será na Faculdade Logatti, das 8h às 16h e a apuração ocorre no ginásio da pista", diz Machado.   

Fique ligado  
Embora bastante associado a situações extremas, o trabalho dos conselheiros vai além. Diariamente, pais ou responsáveis legais os procuram na tentativa de conseguir vagas em escolas ou em cursos de capacitação para adolescentes em situação de vulnerabilidade. Com base no estudo de cada caso, uma rede de instituições parceiras é acionada na tentativa de encaixá-los em escolas ou matriculá-los em atividades que contribuam futuramente para inseri-los no mercado de trabalho. 

A lei que criou o Conselho Tutelar é de 13 de julho de 1990 e surgiu junto do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Desde então, os municípios tiveram que se adaptar e fazer valer a regra.  

Em Araraquara, a Prefeitura, com aprovação da Câmara, alterou a Lei Municipal de 2007, que regula o Conselho.  

O conselheiro tutelar, depois de eleito, terá um mandato de quatro anos. Caso queira, pode tentar a reeleição por outras vezes. "O salário aumentou e agora os conselheiros terão trabalho exclusivo e plantões aos finais de semana", diz.  

A função do Conselho Tutelar é denunciar situação de abandono, por exemplo, e ficar em cima, cobrando as instituições competentes para que a lei seja cumprida.  

Veja quem são os candidatos ao cargo de conselheiro tutelar  

Adrienne Katia S. Morelato
Alan Dantas Caruso
Alexandra Zachi
Ana Flavia Rodrigues dos Santos
Claudemir Carlos Pereira
Cleusa Toloi
Dayanne Crys Soares Cardoso
Denise Pereira Trevisan
Elisangela Aparecida Rodrigues da Silva
Fernanda Affonso de Jesus
Franciele Maria da Cruz
Giovana de Lima Dias
Ivo Carpini Martinez
Jose Lopes da Silva Filho
Lauriana dos Santos
Marcia Daniele Ferreira
Marcio Willian Servino
Moacyr Theodoro Ellero
Priscila Fernanda Ferreira
Tamires Soares Oliveira Chinen
Valceir Benedito da Silva
Walter Silva Fraga




Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON