Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Marceneiro cria geloteca para levar livros aos moradores do Jardim América

Rafael Zanoni de Araújo está disponibilizando 120 livros e sonha em ampliar este leque

| ACidadeON/Araraquara

Marceneiro monta geloteca no Jardim América (Foto: Gabriela Martins)

O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado. A citação do escritor gaúcho Mário Quintana (1906-1994) cabe na vida de Rafael Zanoni de Araújo, de 27 anos. O marceneiro que descobriu a leitura em um momento de depressão, após o termino de um relacionamento, decidiu dividir conhecimento e montou uma geloteca na porta da sua casa.  

Há uma semana, o morador do Jardim América pegou uma geladeira antiga de sua casa, colocou na calçada e abasteceu com aproximadamente 120 livros, dos mais variados gêneros, entre adultos, infantis e apostilas pré-vestibular.  

"Eu comecei a ler a não parei mais. Foi a leitura que me ajudou a alcançar meus objetivos, entre eles o de ter minha própria marcenaria e é isso que quero para os demais moradores do meu bairro. Foi então que pensei, a gente vê inauguração de bar, de pontos de drogas e isso está acabando com a juventude. Queria algo que permitisse às crianças seguirem um caminho melhor, o caminho do estudo e da leitura", explica Rafael.  

O rapaz destaca ainda que é difícil para uma criança da periferia frequentar a biblioteca, pois os pais trabalham o dia todo e tem também o distanciamento. A biblioteca de Araraquara, por exemplo, fica no Centro. Foi então que decidiu aproximar a literatura da periferia.  

"Meu sonho é que da periferia saiam economistas, engenheiros. Desde que colocamos a geladeira, que fica aberta 24 horas, diversos livros já foram retirados. Moro próximo a uma creche, um conjunto de prédios e um ponto de ônibus. Seja enquanto espera pelo ônibus ou passa pela rua, sempre tem um que para e pega um livro. Além disso, já recebemos algumas doações", conta.  

Quem quiser doar pode ir até a geloteca do Jardim América que fica na Avenida Cedral, 350.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON