Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Saiba como escolher a lâmpada LED adequada

Engenheiro traz dicas de como manter o ambiente iluminado gastando menos energia elétrica

| ACidadeON/Araraquara

 

Confira dicas de como usar as lâmpadas LED.

O assunto pode ainda trazer dúvidas para o consumidor por causa de algumas mudanças, como por exemplo, a lâmpada incandescente - aquelas antigas, transparentes e mais amarelas - de 60 watts que dá uma iluminação boa para o ambiente e corresponde a uma fluorescente compacta de 15 watts.  

Até aí o consumidor já se acostumou, mas esses 15 watts fluorescentes equivalem a uma LED de 9 watts. Mas na hora de comprar existem ainda algumas dúvidas, pela falta do hábito mesmo e para isso o assessor técnico da Associação Brasileira de Fabricantes e/ou Importadores de Produtos de Iluminação (Abilumi) explica que existem formas mais simples de identificar a lâmpada LED que vai substituir as lâmpadas fluorescentes ou incandescentes.  

Alfredo Bomílcar afirma que é só olhar nas embalagens das lâmpadas onde tem dois desenhos.  "Hoje a gente precisa se ater mesmo a ler as informações que estão na embalagem para não errar. É preciso um pouco mais de atenção na hora de comprar uma lâmpada", afirma.

Hoje em dia não se compra mais uma lâmpada simplesmente, é preciso observar informações que antes passavam despercebidas, fora as muitas opções.  

O engenheiro lembra que é necessário se atentar a itens importantes. Um deles é a qualidade da lâmpada e se ela tem o selo do Inmetro.  

"Você vai ver um selo atrás com a marca do Inmetro e outra coisa que precisa ver na lâmpada é que ela tem uma série de informações na embalagem. A primeira coisa é que se colocou e ela está mais branca, ou mais amarela. É exatamente isso que tem que olhar, porque depende muito de onde eu vou usar. Além disso é preciso olhar a equivalência para não errar", explica.

O engenheiro elétrico Alfredo Bomílcar finaliza ressaltando que assim que se tornar um hábito, vai ficar mais fácil e natural.  

"A lâmpada LED possui uma alta eficiência, que é a mesma quantidade de luz que eu tinha, com menos gastos e menos valor na minha conta de luz, então essa é a vantagem da lâmpada LED", finaliza.

A Abilumi lançou uma nova campanha educativa, intitulada: "você sabe escolher a lâmpada LED?" E o objetivo é informar o público nesse processo de compra e entender as equivalências. Para mais informações o site é o http://www.abilumi.org.br

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON