Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Saúde da população negra estará em pauta durante o mês de novembro

Programação começa nesta terça-feira (12), a partir das 8 horas, com palestra sobre Anemia falciforme

| ACidadeON/Araraquara

Saúde da população negra em foco no mês da consciência negra (Foto: Amanda Rocha)
A saúde da população negra estará em pauta durante o mês da Consciência negra de Araraquara. A programação começa nesta terça-feira (12), a partir das 8 horas, com a palestra "O navio negreiro e a saúde da população negra".  

Durante o encontro, o médico Fernando Longo Vidal irá falar sobre a Anemia falciforme - doença hereditária e que indica alteração dos glóbulos vermelhos do sangue e explicar porque a doença é mais comum entre pessoas da raça negra. O encontro ocorre na loja Galpão dos estofados e é aberta ao público. 

Doação
A programação especial segue na quinta-feira (14), com uma campanha solidária de doação de sangue, realizada em parceria com a o hemonúcleo de Araraquara. A atividade ocorre no Auditório da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, das 18h às 20 horas, e conta ainda com uma mesa redonda. 

No dia 21, a Assessoria Especial de Políticas LGBT-QIA+ realiza o I Seminário Estadual da População Negra LGBT-QIA+. (Programação será disponibilizada em breve). 

Novembro azul
O mês da consciência negra também entrará na programação no Novembro Azul, com o "Mês de Atenção à Saúde Masculina", que será realizado no PSF Cruzeiro do Sul, dia 23, às 9 horas. A ação irá contar com a participação do urologista Dr. Ricardo Barros. 

A palestra "No limite da saúde: perspectivas e reflexões acerca da saúde da população negra e das condições de saúde psicológica dos agentes de segurança pública" será realizada nos dias 28 e 29, às 9 horas, em local a ser definido. A atividade é uma articulação da Comissão de Saúde, Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo e 13º Batalhão da Polícia Militar. 

Mês especial
A programação do Mês da Consciência Negra ocorre entre os dias 04 de novembro e 01 de dezembro e conta com não apenas com atividades direcionadas a saúde, mas também conta com atividades culturais, rodas de conversa, minicursos, entre outros.  

O coordenador executivo de Políticas de Promoção da Igualdade, Luiz Fernando Costa de Andrade, conta que a programação visa abordar o racismo estrutural, articulando às ideias referentes a Saúde, Educação, Trabalho e Renda. "São as vulnerabilidades que atingem negros e negras em Araraquara", aponta o coordenador de acordo com as discussões realizadas junto ao COMCEDIR.  

Programação 
12/11 terça-feira
Atividade: Ação "SABERES: o cuidar da Saúde da População Negra e de Terreiros Nair Claudino"
Local: Galpão dos Estofados Avenida Francisco Vaz Filho, 3016 Santa Clara
Horário: 8h

14/11 quinta-feira
Atividade: Mesa Redonda - abertura da campanha de doação de sangue parceria do Hemonúcleo de Araraquara com a Prefeitura Municipal de Araraquara por meio dos Centros de Referência da Mulher "Heleieth Saffioti" e Centro de Referência Afro "Mestre Jorge".
Local: Auditório da Biblioteca Municipal Mário de Andrade
Horário: 18h às 20h

21/11 quinta-feira
Atividade: I Seminário Estadual da População Negra LGBT-QIA+ (Promoção: Assessoria Especial de Políticas LGBT-QIA+)
Obs: mais informações e programação completa em breve  

23/11 sábado
Atividade: Ação André Brás em referência ao "Novembro Azul" (Mês de Atenção à Saúde Masculina) articulação Comissão de Saúde e COMCEDIR com participação do Dr. Ricardo Barros (urologista).
Local: PSF Cruzeiro do Sul
Horário: 9h

28 e 29/11 quinta e sexta-feira
Atividade: Palestra "No limite da saúde: perspectivas e reflexões acerca da saúde da população negra e das condições de saúde psicológica dos agentes de segurança pública" (articulação Comissão de Saúde Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo e 13º Batalhão da Polícia Militar)
Local: a definir
Horário: 9h

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON