Algumas festas populares mobilizam a maioria da população no País. Entre elas, o carnaval. Quem organiza essas festas, precisa pensar antecipadamente nos detalhes, e Araraquara já começou. Há três anos a cidade realiza o carnaval tendo como atrações os trio-elétricos e os blocos de rua e no mesmo período, não realiza o desfile das escola de samba.
Situação que vai mudar no ano que vem. Isso porque a festa na passarela do samba do Centro de Eventos de Araraquara e Região (CEAR) deve retornar e já está sendo preparada. A confirmação foi dada pela secretária da Cultura, Teresa Telarolli.
"Então essa é uma novidade, estamos retomando para 2020 sim. Nós não abandonamos, ao contrário, essa vertente do carnaval dos bloquinhos, mas a gente amplia", afirma.
A irregularidade na prestação de contas das Escolas de Samba ao municipio foi o grande problema. Teresa afirma que a descontinuidade foi por causa de prestação de contas anteriores.
"Existia um impasse legal para que se pudesse fazer isso. Está ligado a gestões anteriores, a uma série de equívocos e tinha esse impasse, esbarrava nisso. Mas isso tudo foi superado e estamos retomando. Vamos abrir uma licitação para contratar empresas para realizar o carnaval com a maior transparência possível", explica.
E, então, a festa popular brasileira, com o desfile das escolas de samba, vai acontecer mesmo em Araraquara. A estrutura será menor, mas, com espírito de retomada, tudo para atender os anseios das escolas de samba, explica Teresa Telarolli.
"Você a escola de samba, que tem uma história e não podemos ignorar. E não é porque isso enfraqueceu que podemos ignorar. Temos uma efervescência que acontece nos bairros, ligadas as escolas de samba. Este ano finalmente a gente consegue atender a esse conjunto de características. Será um carnaval diferente", finaliza.
A decisão pelo desfile agrada membros das escolas de samba, tradicionais na cidade. O presidente da Mancha Verde, Adriano Crespo, revela que está satisfeito com o retorno do desfile. Ele disse que está quase tudo pronto para a grande festa.
"O trabalho está sendo bem feito, a Fundart e a Cultura está de parabéns pelo que estão executando com a Liga das Escolas de Samba para que o Carnaval volte com toda força e reconhecimento que Araraquara e o interior merece. Acredito que será uma grande festa de retomada e a Mancha Verde está preparando um desfile bem bacana, um tema bem legal e a população vai gostar de ver a retomada do Carnaval", finaliza.