Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

"Ainda há muito o que avançar em prol da pessoa com deficiência"

Elisa dos Santos Rodrigues faz uma avaliação do universo dos deficientes neste dia 03 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

| ACidadeON/Araraquara

Cadeirante Bárbara Prado diz que o acessibilidade ainda é desafio  (Foto: Amanda Rocha/ACidadeON)
 
Neste dia 03 de dezembro é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Em Araraquara, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo menos 40 mil pessoas possuem algum tipo de deficiência, como física e intelectual.

"Essa data é pra reforçar e intensificar nossa luta, garantir nosso direito e mostrar o que podemos avançar no que diz respeito a pessoa com deficiência, em Araraquara e em todo o Brasil", diz Elisa dos Santos Rodrigues, Assessora de Políticas para Pessoas com Deficiência.
 
LEIA MAIS:  Acessibilidade no Centro de Araraquara ainda é desafio para pessoas com deficiência

No Brasil, o tema da deficiência passou a ser objeto de políticas públicas mais efetivas somente no início da década de 1980. Isso ocorreu pelo impulso inicial e pressão do movimento social, que já vinha se organizando e ganhou força a partir da proclamação, pelas Nações Unidas, do "Ano Internacional da Pessoa Deficiente", em 1981 que buscava chamar atenção para situação de marginalização em que se encontravam tais pessoas.  

Assim, ao longo da década de 1980, o movimento social das pessoas com deficiência se articula institucionalmente e vai conquistando espaços de participação.

Entretanto, Elisa fala que as politicas de inclusão precisam avançar em todo o País, inclusive em Araraquara.

No mercado de trabalho, por exemplo, ainda há muito pra progredir. Atualmente, em Araraquara, apenas 46 empresas cumprem a lei de cota, oferecendo oportunidade para pessoas com deficiente. Elisa fala das dificuldades de inserir no mercado pessoas com alguns tipos de deficiência. "Certas deficiências tem mais dificuldades de se inserir no mercado de trabalho, outras são mais fáceis".

Para mais informações sobre o trabalho da Assessoria de Políticas Para Pessoa com Deficiência, basta ir até a Prefeitura, no térreo, das 9h30 às 16h30, guichê 20, 3301-5048.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso. Para mais informações, consulte nosso TERMO DE USO"

Facebook

Mais do ACidade ON