Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

42 mil eleitores ainda não fizeram a biometria em Araraquara

Prazo termina no próximo dia 19 e este fim de semana terá novo plantão para que eleitor regularize a situação

| ACidadeON/Araraquara

Biometria em Araraquara vai até o próximo dia 19 de dezembro.

Em Araraquara 25% dos eleitores ainda não fizeram o cadastro biométrico e para reverter essa situação, a Justiça Eleitoral faz um novo plantão da biometria neste fim de semana, no sábado (7) e domingo (8).

A data limite para fazer a biometria na cidade é 19 de dezembro. O analista judiciário do 385º Cartório Eleitoral de Araraquara, Rodrigo Jardim Argenti, fala que o numero de pessoas que ainda não fizeram é grande.

"A nossa situação ainda é crítica, faltam 42 mil eleitores fazerem o cadastramento biométrico, o município conta com 174.950 eleitores e aproximadamente 132 mil eleitores já fizeram o cadastramento biométrico. Em porcentagem faltam 25% cadastrarem a biometria", disse.

Argenti explica que os eleitores abaixo de 70 anos são obrigados a fazer a Biometria. "Os eleitores acima de 70 anos só devem fazer a biometria àqueles que queiram continuar votando. Acima dos 70 anos quem não fizer a biometria terá o título cancelado, não conseguirá votar, mas podem ficar despreocupados, pois os benefícios sociais não serão suspensos", afirma.

Para fazer a biometria é preciso apresentar documento de identidade (RG ou outro documento oficial com foto) e comprovante de endereço recente.

Aqueles que não fizerem o cadastro biométrico terão o título cancelado. Dessa forma, não é possível votar, obter passaporte ou empréstimo em banco público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino ou abrir empresa. Além disso, o eleitor pode ter o CPF bloqueado e deixar de receber benefícios sociais.  

Rodrigo Argenti, responsável pela 385ª zona eleitoral fala sobre biometria. (Foto: Gabriela Martins/ACidade ON)


O último dia de cadastramento biométrico na Prefeitura será neste dia 7. A partir do dia 8, o atendimento será nos cartórios e Shopping Jaraguá. Já os plantões aos sábados devem acontecer até o ultimo dia do prazo.

"Nós não teremos uma estrutura física para atender todos os eleitores, dezembro é um mês de chuva, então muitos eleitores ficarão horas na fila na calçada pra fazer a biometria. E para facilitar nós vamos atender todos os sábados e domingos, até o último, que será 15 de dezembro".

Este trabalho intenso do Cartório Eleitoral para o cadastro biométrico tem uma explicação. "Faltam muitos eleitores ainda cadastrar e a previsão é de tumulto no final do prazo, estamos na reta final e espero que compareçam para evitar prejuízos", finaliza.


Mais do ACidade ON