Aguarde...

cotidiano

Saúde realiza ações de combate à dengue neste sábado (14)

Arrastão em bairros na zona Leste e no Centro de Araraquara buscam eliminar criadouros e larvas do Aedes aegypti

| ACidadeON/Araraquara


Araraquara realiza ação de combate ao mosquito neste sábado (14)
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado (14), em Araraquara, um arrastão contra a dengue.  

A ação de varredura nos quintais das residências e terrenos baldios será realizado das 8h e 13 horas, nos bairros Vila Joinville, Jardins Santa Clara e Ana Adelaide e no Parque São Paulo, na zona Leste da cidade.  

Durante o arrastão, os moradores desses bairros receberão orientações sobre os cuidados necessários para prevenir a proliferação de larvas do Aedes aegypti, o mosquito causador da dengue e outras doenças.  

Ainda neste sábado, a Vigilância também realizará uma operação Limpa calha, na Rua Voluntários da Pátria (Rua 5), entre as avenidas   
Dom Pedro II e José Bonifácio, no Centro de Araraquara.  

Paralelamente a essas ações, o grupo IEC (Informando, Educando e Comunicando), órgão da própria Vigilância Epidemiológica, realizará uma Feira Educativa, na loja Maravilhas do Lar, com a distribuição de material que também explicam como evitar os criadouros do Aedes.  

Segundo o coordenador em Vigilância em Saúde, Rodrigo Ramos, o arrastão será realizado nesses bairros por conta do alto índice de densidade larvária (acima de 1 ponto), encontrado pelas equipes de combate à dengue.  

Sobre a operação Limpa calha, o coordenador acrescenta que a meta é também combater as larvas do Aedes, principalmente na Rua Voluntários da Pátria, que possui grande arborização e habitações mais antigas, normalmente com mais problemas nas calhas. Ainda segundo Rodrigo, o IEC vai distribuir panfletos com orientações sobre os cuidados que cada pessoa precisa ter em sua residência para evitar os criadouros.  

"Essas ações são muito importantes, já que este é o período de maior proliferação do mosquito e, por isso, o combate à dengue se intensifica ainda mais", enfatiza.  

Mais do ACidade ON