Aguarde...

cotidiano

Após ficar em falta, vacina pentavalente chega a Araraquara

Doses estavam em falta na cidade desde setembro do ano passado e começaram a serem distribuídas

| ACidadeON/Araraquara

Doses da vacina pentavalente começam a ser distribuídas em Araraquara (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campinas)
 

Em falta na cidade e no Brasil desde setembro de 2019, a vacina pentavalente começa a ser distribuída em Araraquara. A informação é da enfermeira responsável pelo Serviço Especial de Saúde (SESA), Ângela Costa.  

"Os quantitativos acho que não são suficientes para dar conta de uma vez só de quem ficou para trás, mas a gente vai regularizando e até fevereiro as coisas voltam ao normal", projeta.  

A vacina pentavalente é aplicada aos 2, 4 e 6 meses de vida, com reforço aos 15 meses e 4 anos de idade e é responsável pela prevenção de cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Influenza tipo B.  

Procurada, a secretária da Saúde de Araraquara, Eliana Honain, confirma o recebimento de 2 mil doses da vacina pentavalente. De acordo com ela, todas as unidades do município devem estar abastecidas até esta terça-feira (14).  

Informação foi dada em entrevista à rádio CBN Araraquara (Foto: Gabriela Martins/ACidade ON)

Falta no Brasil
A falta de vacina pentavalente ocorre desde o ano passado, após problemas com o fornecimento. Na época, testes de qualidade nos lotes adquiridos pelo Ministério da Saúde teriam sido reprovados pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). Segundo Costa, a vacina não é fabricada no Brasil, sendo necessária a compra em laboratórios pelo mundo.  

"O Brasil é autossuficiente em quase todas as vacinas que usamos no calendário vacinal, mas algumas ainda dependem da compra ser importada de outros laboratórios. E aí fez até chegar essa vacina e se submeter esses mesmos testes. E a vacina está chegando em nosso município hoje", finaliza.

Mais do ACidade ON