Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Unificação das linhas do Adalberto Roxo e Valle Verde divide opiniões

Repórter Milton Filho fez o percurso e conversou com usuários da nova linha; confira.

| ACidadeON/Araraquara

Unificação das linhas do Adalberto Roxo e Valle Verde divide opiniões (Foto: Milton FIlho)
Começou a valer, ontem, a unificação das linhas dos bairros Adalberto Roxo e Vale Verde, na zona norte de Araraquara. Hoje pela manhã, o repórter Milton Filho embarcou em um dos ônibus e foi conferir de perto a mudança, ouvindo usuários da linha. Confira.  
 
Opiniões divididas
Chegamos ao terminal central de integração por volta das 9h45 da manhã. Esperamos por 20 minutos até embarcarmos no próximo ônibus com destino ao vale verde, na zona norte de Araraquara. A viagem até o ponto final, em frente a upa vale verde levou 37 minutos.  

No trajeto conversamos com a auxiliar de cozinha, Maria Inês Melo, de 55 anos. Ela também embarcou no Terminal Central de Integração (TCI) com destino ao jardim Adalberto Roxo e não aprovou a unificação das linhas.  

"A gente chega no ponto e o ônibus vem lotado. Um monte de gente vai na porta. Hoje eu vim, cheguei no ponto e o ônibus passou no horário, mas veio muito lotado", afirma.
Até domingo, seis ônibus faziam a linha Vale Verde e quatro a linha Adalberto Roxo. Agora, são 10 ônibus fazendo as duas linhas, que foram unificadas.  

Na opinião de José Alves dos Santos, morador do vale verde, a unificação pode provocar superlotação dos ônibus. "Disseram que ia passar um ônibus a cada 15 minutos, mas já se passaram 40 minutos e vem lotado. Quem vai no postinho, não tem posto, tem que andar até o outro ponto. Então vai piorar, vai andar lotado".  

A costureira Regina Ferreira é moradora do Vale Verde e, para ela, a mudança do itinerário contemplando, agora, o jardim Adalberto Roxo, pode trazer melhorias aos usuários.
"Eu acho que vai melhorar, pois o ônibus do Valle verde estava sempre atrasado. Vamos ver se colocando mais ônibus não atrasa tanto", acredita.  

Após chegarmos ao ponto final, por volta das 10h45. Esperamos cerca de sete minutos até que o ônibus seguisse com destino ao TCI. Nossa viagem de volta levou exatos 31 minutos.  

Na opinião do auxiliar de produção Claudinei Barbosa, a medida deve trazer benefícios. "O tempo de espera no ponto de ônibus é bem menor, os ônibus não vêm super lotados", ressalta.   

Para diminuir o tempo de espera 
O diretor-presidente da controladoria do transporte de Araraquara, Nilson carneiro, defendeu a medida como forma de diminuir o tempo de espera dos usuários.  

O diretor-presidente da controladoria do transporte de Araraquara, Nilson carneiro, reforça que com a unificação haverá mais lugares disponíveis nos ônibus. "Tanto o Roxo quanto o Valle Verde terão uma oferta maior de ônibus e a nossa expectativa é que, além dos ônibus extras, nós vamos aumentar em torno de 40% o número de bancos ofertados para a linha", explica Nilson.  

Ainda na avaliação de Nilson, a medida não irá aumentar o tempo de viagem dos usuários. "Tanto para quem mora no Roxo como quem mora no Valle Verde, não terá aumento de tempo, pelo contrário. O tempo de viagem é normalmente em função da distância e o que muda significativamente é que o tempo de espera irá diminuir. No caso do Roxo vai de 40 minutos para 20 e no Valle Verde de 30 para 20 minutos. Ou seja, a pessoa irá demorar menos tempo para embarcar no ônibus", finaliza.

Mais do ACidade ON