Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Araraquara registra 24 casos suspeitos de dengue em 2020

Vigilância encontrou piscina repleta de larvas do mosquito no bairro do São José

| ACidadeON/Araraquara

Araraquara registra 24 casos suspeitos de dengue em 2020
Mal começou o ano de 2020 e Araraquara já registra 24 casos suspeitos de dengue. É como se todos os dias, quase duas suspeitas tenham sido registradas nessa primeira quinzena de janeiro. Os exames foram encaminhados ao laboratório e aguardam os resultados.  

Perigo
Mas, mesmo fechando o ano com mais de 23 mil casos de dengue e cinco mortes, uma piscina repleta de larvas foi encontrada na manhã desta quarta-feira (15), no bairro do São José.

De acordo com o coordenador da Vigilância em Saúde, Rodrigo Contreira Ramos, uma equipe do Centro de Controle da Fauna Sinantrópicas teria recebido um pedido de coleta de escorpião, mas, ao chegar no local, encontrou uma piscina coberta por uma lona, que não protegia ela por completo. Isso fez com que diversas larvas fossem encontradas no local.

"O caso foi passado e já encaminhei a equipe de notificação ao local para aplicar o larvicida e já estamos notificando o proprietário para que ele tome as devidas providências", explica.  

Rodrigo afirma ainda que durante esse período de chuva, a coordenadoria tem recebido diversas denuncias de casas que estão fechadas (alugar/ vender) ou abandonadas, onde são encontrados muitos problemas com piscinas, lajes e calhas, que não recebem a manutenção correta.   

Piscina com larvas foi encontrado no bairro do São José 
"A vigilância vai até o local, aplica o larvicida, caso seja necessário, e notifica o proprietário a tomar providências. Caso o proprietário não resolva o problema, ele será autuado em relação a dengue", ressalta o coordenador.  

Ainda nesta quarta-feira, equipes de diversas secretarias da Prefeitura irão se reunir para falar sobre as ações que devem ser realizadas neste ano de 2020.  

"No final de 2019 montamos um plano de ação para este ano e dentro desse plano está a sala de situação, que visa planejar e organizar as atividades. Entre essas atividades está um porta a porta com panfletagem para o Valle Verde, em parceria com o Daae e Unesp. Vamos organizar e indicar quando será realizada essa atividade e expor como foi o ano de 2019 e as perspectivas para 2020", finaliza Rodrigo.

Mais do ACidade ON