Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Santa Casa é líder em captação de órgãos na Regional de Ribeirão

Foram 18 notificações e oito coleta de órgãos no ano passado

| ACidadeON/Araraquara

Santa Casa Araraquara
Com um total de 18 notificações de morte encefálica (ME) e captação de órgãos de nove doadores em 2019, a Santa Casa de Araraquara ficou em primeiro lugar no ranking de hospitais que respondem para a Organização de Procura de Órgãos da regional de Ribeirão Preto (OPO-RP).  

De acordo com o Sistema Estadual de Transplantes (SET) da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo, a lista do Estado conta com 17 hospitais de referência e abrange doadores de múltiplos órgãos.   

Equipe da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos e Transplantes
"Esse resultado é muito importante e demonstra que o trabalho de todos os envolvidos faz a diferença. Ter o nosso serviço em primeiro lugar na nossa região do interior do Estado, tanto em diagnóstico como em captação de órgãos e tecidos, nos traz muito orgulho e satisfação pelo trabalho desenvolvido", afirma o médico Renato Gilio, presidente da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e  Tecidos e Transplantes (CIHDOTT) e médico coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da instituição.  

De acordo com o médico André Peluso Nogueira, Diretor Técnico da instituição, a Santa Casa tem investido na capacitação de seus profissionais. "Essa capacitação vem refletindo em resultados como este", afirma.  
 
CIHDOTT
A Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos e Transplantes. Ela é responsável por todos os protocolos de morte encefálica abertos na instituição.Os profissionais são de setores específicos do hospital, como Urgência e Emergência, enfermaria SUS, UTI e Centro Cirúrgico, mas é composta também, por profissionais da equipe multi como a psicóloga hospitalar, que dá suporte aos familiares e do Serviço de Controle de Infecções Relacionadas a Assistência à Saúde (SCIRAS) que é responsável pelo controle da infecção hospitalar.


Mais do ACidade ON