Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Família realiza campanha de doação de sangue para bebê de quatro meses

Sarah nasceu com a moleira fechada e passará por cirurgia; hemocucleo de Araraquara está com estoque 50% abaixo do ideal

| ACidadeON/Araraquara

Família realiza campanha de doação de sangue para bebe de quatro meses (Arquivo pessoal)
Familiares e amigos deram início a uma campanha de doação de sangue para a pequena Sarah Bueno, de apenas quatro meses.

Ela fará uma cirurgia na cabeça nesta sexta-feira (14) e precisa de qualquer tipo de sangue. "Minha filha nasceu com a moleira fechada e se ela não fizer essa cirurgia para abriu o crânio, ela terá problemas neurológicos, pois o cérebro não tem para onde crescer", explica a mãe Suelen Ferreira Bueno, 37 anos, analista de RH.

Ainda de acordo com Suelen, a família ficou sabendo da necessidade do sangue na semana passada, mas os pedidos de doação tiveram inicio na terça-feira (11).

"Tivemos que aguardar para marcar a cirurgia, com ela marcada para sexta, nós demos início a campanha na terça. O tipo sanguíneo dela é A positivo, mas estamos pedindo todos os tipos de sangue, pois queremos ajudar a aumentar o estoque de sangue do hemonúcleo", ressalta.  

Hemonúcleo de Araraquara está com estoque 50% abaixo do ideal 
Estoque
De acordo com o diretor do hemonúcleo de Araraquara, Reinaldo Bonfá, o estoque está baixo e deve piorar, já que estamos próximos ao Carnaval e a unidade deve fechar alguns dias.

"Seria bom que tivéssemos uma boa coleta na próxima semana, pois nosso estoque está com 50% do ideal. Entrando no período do carnaval, desabastecido desse jeito, acaba ficando ainda mais complicado", conta.

Ainda segundo o diretor do hemonúcleo, durante o período de férias as doações caíram mais do que em anos anteriores. "Neste ano as doações caíram mais que o normal. Geralmente, o estoque fica entre 70% e 60%, mas nesse ano caíram demais. A gente tem feito uma campanha chamando os doadores por meio do Whats App, mas muitos estavam viajando nesse período", comenta.

Como doar  
Quem estiver interessado em ajudar a campanha de doação de sangue basta procurar o hemonucleo de Araraquara e doar em nome de Sarah Ferreira Bueno.
 
Para doar é preciso ter entre 18 e 69 anos e estar alimentado. É preciso tomar alguns cuidados antes de doar: não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes, não fazer refeição como almoço ou jantar nas quatro horas antecedentes e dormir bem.

O hemonúcleo fica na Avenida da Saudade, 58, Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 14h às 16h.

Mais do ACidade ON